-
Tensionamentos entre religião, erotismo e arte: o Martírio de São Sebastião
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo propõe uma reflexão sobre o Martírio de São Sebastião, tema que mescla a prática religiosa e o prazer erótico. O pressuposto de Georges Bataille de que a religiosidade e o erotismo são construções culturais complementares na busca da superação da finitude e da descontinuidade entre os seres humanos se amplia no que concerne à presença de São Sebastião na arte contemporânea relacionada à imagem fotográfica. O culto implícito à sensualidade do santo soldado na pintura renascentista e barroca torna-se apropriação explícita na iconografia homoerótica no século XX, como se percebe nas traduções do tema assumidamente biográficas nas fotografias performáticas de Yukio Mishima e Luigi Ontani e no filme "Sebastiane", de Derek Jarman.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Santos, Alexandre
Data
9 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/73708 | 10.22456/2179-8001.73708
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/73708/41479 | /*ref*/BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987. BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BENJAMIN, Walter. Origine du drame baroque allemande. Paris: Flammarion, 1985. CASTELLO BRANCO, Lúcia. Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês. Belo Horizonte:UFMG, 1985. COLEMAN, A. D. "El método dirigido: notas para una definición." In: RIBALTA, Jorge (Ed.). Efecto real: debates posmodernos sobre fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2004. COOPER, Immanuel. Male bodies: a photographic history of the nude. New York: Prestel Plubishing, s/d. CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 10ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. DARRIULAT, Jacques. Sébastien: le renaissant. Paris: Éditions de la Lagune, 1998. DÉBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1993. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. FERNANDEZ, Dominique. L´amour qui ose dire son nom: art et homosexualité. Paris: Éditions Stock, 2001. FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988. ____. "La vida de los hombres infames". In: SIGG, Pabro (Ed.). Microhistorias y macromundos, Volúmen 2. México,DF: Instituto Nacional de Bellas Artes, 2010. GRAZIOLE, Elio. Corpo e figura umana nella fotografia. Milano: Edizione Bruno Mondadore, 1998. GREER, Germaine. Les garçons: figures de l´éphèbe. Paris: Hazan, 2003. HAMMOND, Anne. "Vision naturelle et image symboliste: la référence picturale". In: FRIZOT, Michel (Ed.). La nouvelle histoire de la photographie. Paris: Larousse/VUEF, 2001. LOPES, Denilson. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002. LORD, Catherine & MAYER, Richard. Art & queer culture. London/New York: Phaidon, 2013. MISHIMA, Yukio. Confissões de uma máscara. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. MORA, Gilles. "Photobiographies". In: MÉAUX, Daniéle & VRAY, Jean-Bernard. Traces photographiques, traces autobiographiques. Saint-Etienne: Publications de l´Université de Saint-Etienne, 2004. PERLONGHER, Nestor. Territórios marginais. In: MAGALHÃES, Maria Cristina Rios. (Org.). Na sombra da cidade. São Paulo: Editora Escuta, 1995. PULTZ, John. La fotografía y el cuerpo. Madrid: Ediciones Akal, 2003, p. 63. ROUILLÉ, André. La photographie: entre document et art contemporain. Paris: Gallimard, 2005. SANTOS, Alexandre. Corpos invisíveis, corpos que importam. In: CAMPOS, Marcelo, BERBARA, Maria, CONDURU, Roberto & SIQUEIRA, Vera Maria (Orgs.). História da arte: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. ____. Imagem fotográfica e ambiguidade narrativa em Milton Kurtz, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de (Orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. SONTAG, Susan. "Notas sobre o camp", in: SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987. TAMAGNE, Florence. Mauvais genre? Une histoire des répresentations de l´homosexualité. Paris, EdLM, 2001. VARAZZE, Jacopo de. Legenda Aurea: vida de santos. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Alexandre Santos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 21, n. 35 (2016): DOSSIÊ: TRANSBORDAMENTOS ENTRE FOTOGRAFIA E ARTE | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; história da arte; teoria e crítica de arte; arte contemporânea | Erotismo. Religiosidade. São Sebastião. Fotografia. Cinema. | Fotografia.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion