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Tensiones epistemológicas en la implementación de la Educación Intercultural Bilingüe||Tensões epistemológicas na implementação da educação intercultural bilíngue||Epistemological tensions in the implementation of Bilingual Intercultural Education
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Metadados
Descrição
El artículo busca indagar las tensiones epistemológicas existentes entre el profesor mentor y el educador tradicional (sabio mapuche), en la implementación de la Educación Intercultural Bilingüe (EIB) en tres escuelas de La Araucanía, Chile. La metodología utilizada es la investigación cualitativa, a través de la aplicación de entrevistas semi-dirigidas a profesores mentores y educadores tradicionales encargados de implementar la EIB. Los principales resultados dan cuenta de que existe una relación educativa de carácter colonial del profesor mentor hacia el educador tradicional, lo que limita la implementación de la EIB. Estas tensiones están asociados a prácticas de minorización, asimetría y hegemonía del conocimiento escolar de raíz eurocéntrico occidental sobre la Enseñanza de la lengua y la cultura mapuche.||O artigo procura investigar as tensões epistemológicas existentes entre o professor mentor e o educador tradicional (sábio Mapuche), na implementação da Educação Intercultural Bilingue (EIB) em três escolas de La Araucanía, Chile. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através da aplicação de semientrevistas direcionadas aos professores orientadores e aos educadores tradicionais encarregados da implementação do EIB. Os principais resultados mostram que existe uma relação educacional colonial entre o professor mentor e o educador tradicional, o que limita a implementação do EIB. Essas tensões estão associadas às práticas de memorização, assimetria e hegemonia do conhecimento da escola eurocêntrica ocidental sobre o ensino da lingua e da cultura mapuche.||The article seeks to investigate the existing epistemological tensions between the mentor teacher and traditional educator (Mapuche sage), in the implementation of Bilingual Intercultural Education (EIB) in three schools in La Araucanía, Chile. The methodology used is qualitative research, through the application of semi-interviews directed to mentor teachers and traditional educators in charge of implementing the IBE. The main results show that there is a colonial educational relationship between the mentor teacher and the traditional educator, which limits the implementation of IBE. These tensions are associated with practices of minorization, asymmetry and hegemony of Western Eurocentric rooted school knowledge on the Teaching of the Mapuche language and culture.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Agradecimientos al proyecto FONDECYT 1181531
Abrangência
Américas
Autor
Arias-Ortega, Katerin | Quintriqueo, Segundo
Data
26 de abril de 2021
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2249 | 10.1590/s0104-40362020002802249
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 503-524 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educación; Interculturalidad; Contexto indígena | Relación educativa; Educación colonial; Educación intercultural | Relação educacional; Educação colonial; Educação intercultural | Educational Relationship; Colonial education; Intercultural education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion