Descrição
O objetivo deste artigo é apresentar as linhas gerais de uma teoria negativa dos media e sua abordagem metodológica. A partir desta perspectiva teórica, o medium é exposto em seu paradoxo. A sua marca é sua impenetrabilidade estrutural, porque os media possuem a peculiaridade de esconder a sua medialidade na medida em que se esforçam para produzir, representar ou mediar alguma coisa. No instante em que faz algo aparecer, o medium sofre a perda da sua própria aparição. Sua presença tem o formato de uma ausência. Como princípio de uma teoria negativa dos media dá-se então que a estrutura do medial não pode ser co-mediatizada – ela se mostra. Portanto, todo esforço de uma teoria negativa dos media se baseia em arriscar o impossível para de alguma forma extrair tal mostrar-se das próprias mediatizações e tornar o medial visível nele mesmo como medial.||The objective of this article is to present general lines of a negative theory of media and its methodological approach. Every efort of a negative theory of media is based on risking the impossible to somehow extract such exhibition of its own mediatization and becoming the visible medial in itself as medial.