Descrição
O presente artigo reflete sobre o crescente uso de material autobiográfico na cena contemporânea e na maneira pela qual esta prática vem fomentando novas possibilidades de composição. Seja em processos chamados ‘colaborativos’, em que os atores contribuem ativamente na criação da dramaturgia, seja em propostas nas quais o uso do material autobiográfico é o próprio cerne do projeto do artista ou do grupo, como vemos em trabalhos de performance e, mais recentemente, numa vertente importante do chamado ‘teatro documentário’. ||This paper reflects on the growing use of autobiographical material for creating scenic and the way in which this procedure has fueled new possibilities of composition. In process called ‘collaborative’ where actors actively contribute in creating the drama or in projects where the use of autobiographical material is the core of the proposal of the artist or group as in work performance and more recently an important part of the ‘documentary theater’. ||Este artículo reflexiona sobre el creciente uso de material autobiográfico en la escena contemporánea y la forma en que esta práctica ha alimentado nuevas posibilidades de composición. Tanto en proceso de 'colaboración', en la que los actores contribuyan activamente a la creación de la dramaturgia, tanto cuando el uso del material autobiográfico es el núcleo del trabajo del artista o grupo como vemos en el arte de la performance y, más recientemente, un parte importante del llamado ‘teatro documental’.