-
The act and state of being a teacher in ways of fabulating||Ser y Estar docente en formas de fábula||Ser e Estar professor em modos de fabular
- Voltar
Metadados
Descrição
This text problematizes the relationship between the act and state of being a teacher in a writing, guided by the fable, which may contribute to the teaching formation in Visual Arts, understood not as the representation of an ideal, but as a difference. As a theoretical reference, this work is guided by the fabulizing faculty, taken up by Henri Bergson by Gilles Deleuze, in order to enhance the creation between art and life, since it opens up in the real the possibility of the event — which presents itself not as a depth to be achieved but as a surface — in which intensive variables of a thought without images may emerge in that formation.||Este texto problematiza la relación entre ser y estar docente en un escrito, guiado por la fabulación, que puede llegar a contribuir a la formación docente en Artes Visuales, entendida no como la representación de un ideal, sino como una diferencia. Como referencia teórica, la escritura se guía por la facultad fabuladora, retomada de Henri Bergson por Gilles Deleuze, para potenciar la creación entre el arte y la vida, ya que abre en lo real la posibilidad del acontecimiento — que se presenta no como profundidad a alcanzar, sino como superficie —, en que en esa formación pueden surgir variables intensivas de pensamiento sin imágenes.||Este texto problematiza a relação entre ser e estar professor em uma escrita, pautada na fabulação, que pode vir a contribuir com a formação docente em Artes Visuais, compreendida não como a representação de um ideal, mas como uma diferença. Como referência teórica, o trabalho pauta-se na faculdade fabuladora, retomada de Henri Bergson por Gilles Deleuze, de modo a potencializar a criação entre arte e vida, uma vez que abre no real a possibilidade do acontecimento — que se apresenta não como profundidade a ser alcançada, mas como superfície —, em que pode vir a emergir variáveis intensivas de um pensamento sem imagens naquela formação.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Nunes, Carolina Ramos | Schmidlin, Elaine
Data
27 de março de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/105140 | 10.22456/2357-9854.105140
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/105140/61178 | /*ref*/BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. | /*ref*/CALVINO, Italo. Todas as cosmicômicas. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | /*ref*/De CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2004. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2000. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Graal, 2006. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003. | /*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997. | /*ref*/HALFON, Eduardo. O Boxeador polaco. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. | /*ref*/MELVILLE, Herman. Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. | /*ref*/MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. São Paulo: Alfaguara, 2017. | /*ref*/PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. | /*ref*/ANDRADE, Elenise Cristina Pires; SCARELI, Giovana. Signos irrompem e atraversam: pela estrada afora eu vou bem sozinha com meus sweet dreams... In: SCARELI, Giovana; FERNANDES, Priscila (orgs.). O que te move a pesquisar? Ensaio e experimentações com cinema, educação e cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2016. | /*ref*/SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019. | /*ref*/SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2014. | /*ref*/VILA-MATAS, Enrique. Exploradores do abismo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 8, n. 1 (2021): Ensino de Artes Visuais em diferentes campos | Revista GEARTE; v. 8, n. 1 (2021): Ensino de Artes Visuais em diferentes campos | 2357-9854
Assuntos
Teacher training. Visual Arts. Fabulation. Difference. Event. | Formación de profesores. Artes visuales. Fabulación. Diferencia. Acontecimiento. | Artes Visuais; Educação | Formação docente. Artes Visuais. Fabulação. Diferença. Acontecimento.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion