-
The awakening of a new men||O eclodir de um novo eu
- Voltar
Metadados
Descrição
This is a study about two genres, primarily, short stories and series episodes, but intersecting them with each other and also with a music lyric and a painting. The aim is to demonstrate that there is a certain “chemistry” between the selected items, that is to say, a “natural alchemy” exercise. It also represents an academic approach where the following artwork were selected: “Amor”, a short story by Clarice Lispector; “Pilot”, the first episode of Breaking Bad; “Geopolitical child observing the birth of the new man”, a painting by Salvador Dalí; “Os cegos do Castelo”, a music lyric by Nando Reis. The main point, which will unite all of them is the awakening of a new man, for love/desire, based on concept about the mimetic desire, of french teoric René Girard, with the collective interdividuality, in other words, the individual interaction with Others. In this way, we will arrive at the resolution that the subject, in his socio-cultural interaction, is caused to desire something that does not belong to him, whether material or abstract, and consequently will act according, or not, to his moral and ethical principles to conquer such an object.||Este estudo visa debruçar, principalmente, em dois gêneros, conto e episódio de seriado, contudo, interseccionando os dois entre si e ainda com mais uma letra de música e pintura. O intuito é demonstrar que há entre os objetos escolhidos certa “química”, ou seja, um exercício de “alquimia cultural”. Assim para constituir tal ensejo de abordagem acadêmica foram selecionados os seguintes trabalhos artísticos: “Amor”, conto de Clarice Lispector; “Piloto”, primeiro episódio da primeira temporada de Breaking Bad; “Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem”, pintura de Salvador Dalí; “Os cegos do castelo”, letra de música de Nando Reis. O mote principal que unirá todos será o despertar, o “eclodir” de um novo eu, pelo amor/desejo, baseado no conceito de desejo mimético, elaborado pelo teórico francês René Girard, por meio da interdividualidade, ou seja, a interação do indivíduo com o Outro. Desta maneira, chegar-se-á na resolução de que o sujeito, em sua interação sociocultural, é provocado a desejar algo que não lhe pertence, seja material ou abstrato, e, consequentemente, agirá de acordo, ou não, a seus princípios morais e éticos para conquistar tal objeto.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Alves, Adriano Rodrigues
Data
3 de maio de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 18-40 | Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 18-40 | Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 18-40 | 1982-5935
Assuntos
Clarice Lispector; Breaking Bad; Mimetic Desire; Interdividuality. | Arte e comunicação; Cultura; Literatura.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion