Descrição
As the harbors were opened to foreign nations, scientistsartists went through Brazilian lands and initiated a new kind of visuality connected to scientific paradigms of the nineteenth century, which rejected approaches with the fanciful speculation. This article is about the botanical legacy of the Bavarian Carl Friedrich Philipp von Martius. It matters to us to expatiate on how his representation of nature approaches the Kantian sublime and blends into science and fiction.Keywords: Carl Friedrich Philipp von Martius, sublime, art-science||Desde a chegada dos primeiros europeus em terras brasileiras, a representação imagística do Brasil oscila entre o paraíso terreal e o bestiário do medievo. Com a abertura dos portos às nações estrangeiras, cientistas-artistas percorrem o Brasil e inauguram um novo tipo de visualidade ligado aos paradigmas científicos do século XIX, que recusavam aproximações com a especulação fantasiosa. Este artigo discorre sobre o legado do botânico bávaro Carl Friedrich Philipp von Martius. Interessa-nos discorrer sobre como sua representação da natureza confunde ciência e ficção e se aproxima do sublime kantiano.Palavras-chave:Carl Friedrich Philipp vonMartius, sublime, arte-ciência