-
The Bell Jar, by Sylvia Plath: Female resistance to a reconfigured patriarchy||A Redoma de vidro, de Sylvia Plath: resistência feminina ao patriarcado reconfigurado
- Voltar
Metadados
Descrição
The patriarcal ideology has been historically presented in different configurations. One of them, approached by Virginia Woolf in her essay “Professions for Women” (1942), brings the image of the “Angel in the House”, that is, the model of woman who belongs to the Victorian Era in England, endowed with characteristics such as purity, chastity, devotion and passivity. Gilbert and Gubar (2000), in The Madwoman in the Attic, brought a second configuration, the “angel”, absolutely similar to the first, but not only a model of woman: a model used in the constitution of female characters in the male authors’ writings as well. As a proposal of escape from the patriarchal stereotypes present in the literature produced by men, the authors offer the concept of subtext in female authorship, from which the woman writers could tell their own story of fight for freedom without expressly showing it on the textual surface – notion that was resumed by Elaine Showalter (1994) as a “double voice discourse”. In the present work, we aim to present in which way Sylvia Plath, in her novel The Bell Jar (1963), was able to configure the patriarchy in the image of a bell jar, and use the female subject disintegration as a subtextual strategy of resistance.||A ideologia patriarcal vem sido historicamente apresentada em diferentes configurações. Uma delas, abordada por Virginia Woolf em seu ensaio “Professions for Women” (1942), traz a figura do “Anjo do Lar”, isto é, o modelo de mulher pertencente à Era Vitoriana na Inglaterra, dotada de características como a pureza, a castidade, a devoção e a passividade. Gilbert e Gubar (2000), em The Madwoman in the Attic, trouxeram uma segunda configuração, a de “mulher-anjo”, absolutamente similar à primeira, mas não somente um modelo de mulher, bem como o modelo utilizado na constituição das personagens femininas na escrita de autores do sexo masculino. Como proposta de fuga aos estereótipos patriarcais presentes na literatura produzida por homens, as autoras oferecem o conceito de subtexto de autoria feminina, a partir do qual mulheres escritoras puderam contar sua própria história de luta pela liberdade sem mostrá-la expressamente na superfície textual – noção retomada por Elaine Showalter (1994) como um “discurso de duas vozes”. Neste trabalho, pretende-se mostrar de qual forma Sylvia Plath, em seu romance A redoma de vidro (1963), foi capaz de configurar o patriarcado na imagem de uma redoma de vidro e utilizar a desintegração do sujeito feminino como estratégia subtextual de resistência.
ISSN
1984-1124
Periódico
Autor
Bertacini, Vanessa Cezarin
Data
11 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/171853 | 10.11606/issn.1984-1124.i27p198-211
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Vanessa Cezarin Bertacini | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Criação & Crítica; n. 27 (2020): Escritas de autoria feminina I: das literaturas estrangeiras; 198-211 | Revista Criação & Crítica; No. 27 (2020): Escritas de autoria feminina I: das literaturas estrangeiras; 198-211 | Revista Criação & Crítica; Núm. 27 (2020): Escritas de autoria feminina I: das literaturas estrangeiras; 198-211 | Revista Criação & Crítica; No 27 (2020): Escritas de autoria feminina I: das literaturas estrangeiras; 198-211 | 1984-1124
Assuntos
Sylvia Plath | A redoma de vidro | Feminismo | Patriarcado | Subtexto | Resistência | Sylvia Plath | The Bell Jar | Feminism | Patriarchy | Subtext | Resistance
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares