-
The between methodology, the educator and the advisor in the prevention of autism||La metodología del entre, el educador y la asesoría en la prevención del autismo||A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is about the importance of the ‘In-Between’ Methodology, by Homi Bhabha (1998), utilized in a master’s research. The point is to reflect on the effects of a transdisciplinary intervention in prevention of autism, based on the experience of educators and Advisors in Early Education in the field of early childhood education. Therefore, the results of a research will be used; Said research was conducted with two children, from zero to three years old, and their teachers, being constituted in four periods: The creation of the EP/PI/SMED accessory, the detection of signs of autism in babies, the psychoanalytic evaluation of these three-year-old children and writing down the results. The results indicate that there were changes in educators’ discursive position, producing not only educational, but also structuring and therapeutic effects, allowing the exit of the risk of autism and the resumption of the constitutive psychic processes in the two children.||El escrito trabaja la importancia de la metodología del entre de Homi Bhabha (1998) utilizada en una investigación de maestría. El objetivo es reflexionar sobre los efectos de la intervención transdisciplinar en la prevención del autismo, a partir de la experiencia de educadores y asesoría en educación temprana en el campo de la educación infantil. Para tanto, utiliza los resultados de una investigación realizada con dos niños de cero a tres años y sus educadores y fué constituida por cuatro tiempos: el tiempo de la creación del trabajo de asesoría EP/PI/SMED, la detección de señales de autismo en los bebés, la evaluación psicoanalítica de esos niños cuando tenían tres años de edad y el escrito de la investigación. Los resultados indican que hubo modificaciones en la posición discursiva de los educadores y produjo efectos educativos y también estructurantes y terapéuticos que permitió salir del riesgo de autismo y la retomada de los procesos psíquicos constitutivos en los dos niños.||O artigo trata da importância da metodologia do entre, de Homi Bhabha (1998) utilizada em uma pesquisa de mestrado. O objetivo visa refletir sobre os efeitos da intervenção transdisciplinar na prevenção do autismo, a partir da experiência de educadores e de assessoria em educação precoce no campo da educação infantil. Para tanto, utiliza os resultados de uma pesquisa realizada com duas crianças, dos zero aos três anos de idade e seus educadores, que foi constituída por quatro tempos: o tempo de criação do trabalho de assessoria EP/PI/SMED, a detecção dos sinais de autismo nos bebês, a avaliação psicanalítica dessas crianças aos três anos de idade e a escrita da pesquisa. Os resultados indicam que houve mudanças na posição discursiva dos educadores, produzindo efeitos não apenas educativos, mas estruturantes e terapêuticos, possibilitando a saída do risco de autismo e a retomada dos processos psíquicos constitutivos nas duas crianças.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
da rosa, Doisnei Jornada | Ferrari, Andrea Gabriela
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32459 | 10.15448/1981-2582.2020.3.32459
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Educação | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação; Vol. 43 No. 3 (2020); e32459 | Educação; Vol. 43 Núm. 3 (2020); e32459 | Educação; v. 43 n. 3 (2020); e32459 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2020.3
Assuntos
‘in-between’ methodology | psychoanalysis | child education | accessory | autism | metodología entre | psicoanálisis | educación infantil | asesoría | autismo | metodologia entre | psicanálise | educação infantil | assessoria | autismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion