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The Brazilian participationist vanguard (1954-1973)||A VANGUARDA PARTICIPACIONISTA BRASILEIRA (1954-1973)
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Metadados
Descrição
The theoretical propositions of the Brazilian artist Hélio Oiticica seem to be the opposite of those proposed by the critic and poet Ferreira Gullar. It seems to reveal an opposition between an artistic avant-garde and an engaged art. However, both the Oiticicas formulation of a Brazilian avant-garde and the Gullars ideas related to the social and political engagement of the artist reveal similar points. In the text that follows, we will indicate some convergences in the ways that Hélio Oiticica and Ferreira Gullar thought the Brazilian avant-garde, through the transformations in the art system specially in the artwork (the open work) and in the spectators reception (participation) , and their concerns about the political engagement of the artists. Our claim is that both Oiticicas poetics and Gullars criticism have aesthetical concepts, such as the open work and the spectators participation, linked with political and social issues. We will also rise questions about the labels of vanguardist and engaged artist applied to Oiticica and Gullar respectively. Finally, this work aims at analyse criticaly the value and the characteristics of an artistic avant-garde out of the big centres of the international art.||As posições teóricas do artista plástico Hélio Oiticica, e a sua atuação cultural na segunda metade da década de 60, aparecem, na maioria das vezes, como oposição àquelas defendidas pelo poeta e crítico de arte Ferreira Gullar, revelando um embate, discutido pela historiografia desse período, entre uma vanguarda artística modernizante e uma arte engajada de esquerda. Entretanto, no que diz respeito à formulação de uma vanguarda brasileira, e em muitos aspectos relativos ao envolvimento do artista em questões sociais e políticas, podemos encontrar muitos pontos em comum nas idéias defendidas pelos dois artistas. No texto que segue, indicaremos algumas convergências no modo como Hélio Oiticica e Ferreira Gullar teorizaram a vanguarda brasileira, a partir de transformações no sistema da arte especialmente no objeto artístico (obra aberta) e na recepção do espectador (participação) , envolvendo também o tema do engajamento do artista em questões sociais e políticas do país. Defenderemos aqui a hipótese de que, tanto na poética de Oiticica, quanto no pensamento de Gullar, conceitos estéticos como obra aberta e participação do espectador estão vinculados com questões sociais e políticas, questionando assim as opiniões de que o artista carioca seria um modelo de vanguardista e o poeta maranhense um modelo de artista engajado. Finalmente, este trabalho intenciona analisar criticamente a questão da validade e das especificidades de uma vanguarda artística fora dos grandes centros da arte mundial.
ISSN
0100-6932
Periódico
Autor
Spricigo, Vinicius | Silveira, Luciana Martha
Data
30 de junho de 2005
Formato
Identificador
https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/4647 | 10.5380/his.v42i0.4647
Idioma
Editor
Fonte
História: Questões e Debates; v. 42, n. 1 (2005) | História: Questões & Debates; v. 42, n. 1 (2005) | 2447-8261 | 0100-6932 | 10.5380/his.v42i0
Assuntos
Hélio Oiticica; vanguarda brasileira; nova objetividade brasileira; Brazilian Avant-garde; Brazilian New Objectivity
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion