-
The cigarette advertising in Ilustração Brasileira magazine: an aesthetic experience||El cigarrillo en la publicidad de la revista Ilustração Brasileira: una experiencia estética||O cigarro em propaganda na revista Ilustração Brasileira: uma experiência estética
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this work is to understand the construction of cigarette advertisements published on Ilustração Brasileira magazine between 1937 and 1945. These advertisements show reproductions of photographs of actresses holding a cigarette and texts that associate the product with elegance and sensuality. Although the cigarette was a highlight, both in pictures and texts, there is no mention in these pages about trademarks or advertisers, the advertising is camouflaged in the magazine's content integrating the publication as part of it. Therefore, considering that the main symbolic elements of the advertisements are the cigarette, the cinema, and the woman, we intend to analyze how these were integrated both in images and texts in order to transform the act of smoking into an aesthetic experience. Keywords: Ilustração Brasileira magazine, advertising, cigarette||El objetivos de este trabajo es comprender la construcción de las propagandas de cigarrillo publicadas en la revista Ilustração Brasileira entre los años 1937 y 1945. Tales propagandas son compuestas por reproducciones de fotografías de actrices sosteniendo un cigarrillo y textos que asocian el producto a la elegancia y la sensualidad. Aunque el cigarrillo sea destacado, tanto en las imágenes como en los textos, no se hace mención de marcas o anunciantes en esas páginas – la publicidad es camuflada en el contenido de la revista y se integra a la publicación como parte de ella. De ese modo, considerando que los principales elementos simbólicos de las propagandas son el cigarrillo, el cine y la mujer, se pretende analizar cómo dichos tópicos fueron integrados tanto en las imágenes como en los textos con la finalidad de transformar el acto de fumar en una experiencia estética. Palabras clave: Revista Ilustração Brasileira, propaganda, cigarrillo||O objetivo deste trabalho é compreender a construção das propagandas de cigarro publicadas na revista Ilustração Brasileira entre 1937 e 1945. Essas propagandas são compostas de reproduções de fotografias de atrizes segurando um cigarro e textos que associam o produto à elegância e sensualidade. Ainda que o cigarro ganhe destaque, tanto nas imagens quanto nos textos, não há menção nessas páginas de marcas ou anunciantes - a propaganda é camuflada no conteúdo da revista se integrando a publicação como parte dela. Sendo assim, considerando que os principais elementos simbólicos das propagandas são o cigarro, o cinema e a mulher, pretende-se analisar como estes elementos foram integrados tanto nas imagens quanto nos textos, a fim de transformar o ato de fumar em uma experiência estética.Palavras-chave: Revista Ilustração Brasileira, propaganda, cigarro
ISSN
1679-6748
Periódico
Autor
Lopes, Lara
Data
22 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/39167 | 10.5216/vis.v13i1.39167
Idioma
Fonte
Visualidades; Vol. 13 No. 1 (2015) | Visualidades; Vol. 13 Núm. 1 (2015) | Visualidades; v. 13 n. 1 (2015) | 2317-6784
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion