Descrição
In the urbanism debate over the 1950s and 1960s, the amazing increase on the car fleet really stood out. At the same time, the British effort to build the New Towns turns up to be an important moment for urban theory and experimentation in the second post-war (BENEVOLO, 2009). In this scenario, the Runcorn and Milton Keynes plans for the new towns constitute important references at addressing the urban mobility issues - despite antagonistic – being the sources for the theoretical and practical production over the last quarter in 20th century.||No âmbito do debate sobre urbanismo dos anos 1950 e 1960, o aumento vertiginoso da frota de automóveis assume posição de destaque. Ao mesmo tempo, o esforço britânico de construção de novas cidades – conhecidas como New Towns – converte-se em um momento importante da teoria e da experimentação urbanística no segundo pós-guerra (BENEVOLO, 2009). Neste cenário, os planos para as cidades novas de Runcorn e Milton Keynes constituem referenciais importantes, mas antagônicos, do tratamento da questão da mobilidade urbana, tornando-se referenciais para a produção teórica e prática do último quartel do século XX.