-
The curriculum integration in Brazilian fundamental education and its implications to the graduation curriculum of teachers||La integración curricular en la enseñanza fundamental y sus implicaciones para el currículo de formación de profesores||A integração curricular no ensino fundamental e suas implicações para o currículo de formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
The study presents an analysis about the curriculum integration in legal devices that run the Brazilian basic education destined for initial years of Fundamental Education, these devices' implications to curriculum of initial teacher training, destined for this schooling step. It is grounded on Beane and Alonso, above all in their propositions about curriculum integration; the analysis has come up with four categories: Wide curriculum conception; Liaison between knowledge of distinct natures; Curriculum rooted on the engaging environment and Curriculum as an educational project. The work identifies that the curriculum integration is forgotten during the schooling process of Fundamental Education and points the need of this same curriculum perspective to guide the initial teacher training, with the certainty this model allows a progressive, solid and meaningful integration of knowledge, procedures and behaviors, endowing the future teachers with abilities which will guide their professional exercise.||El presente estudio analiza los aspectos de la integración curricular presentes en los dispositivos legales que orientan la enseñanza fundamental brasileña y su implicación en el currículo de formación de profesores destinados a actuar en esta etapa de escolarización. Fundamentado en Beane y Alonso, principalmente en sus proposiciones acerca de la integración curricular, el análisis se realizó a partir de cuatro categorías: Concepción ensanchado del currículo; Articulación de conocimientos de diferentes naturalezas; Currículo enraizado en el medio envolvente y Currículo como proyecto educativo. El trabajo identifica que la integración curricular es preterida en el proceso de la enseñanza fundamental y apunta hacia la necesidad de que esta perspectiva curricular norteé la formación inicial de profesores, una vez que se cree que este modelo posibilita una progresiva y consistente integración significativa de saberes, procedimientos y actitudes, dotando a los futuros profesores de competencias que orienten su práctica profesional.||O estudo apresenta uma análise sobre a integração curricular nos dispositivos legais que regem a Educação Básica Brasileira destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as implicações destes dispositivos para o currículo de formação inicial de professores, destinado a esta etapa de escolarização. Fundamentados em Beane e Alonso, sobretudo em suas proposições acerca da integração curricular a análise realizou-se a partir de quatro categorias: Concepção alargada do currículo; Articulação do conhecimento de diferentes naturezas; Currículo enraizado no meio envolvente e Currículo como projeto educativo. O trabalho identifica que a integração curricular é preterida no processo de escolarização do ensino fundamental e aponta a necessidade desta mesma perspectiva curricular nortear a formação inicial dos professores, na convicção de que este modelo possibilita uma progressiva e consistente integração significativa de saberes, procedimentos e atitudes dotando os futuros professores de competências que orientem a prática profissional.
ISSN
1981-1802
Periódico
Autor
Felício, Helena Maria dos Santos | Alonso, Luísa
Data
15 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10950 | 10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10950
Idioma
Fonte
Revista Educação em Questão; v. 54 n. 42 (2016): set./dez. 2016; 12-37 | 1981-1802 | 0102-7735 | 10.21680/1981-1802.2016v54n42
Assuntos
Curriculum integration | Fundamental Education | Teacher training | Integración curricular | Enseñanza fundamental | Formación de professores | Integração curricular | Ensino fundamental | Formação de professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion