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The depths of comprehesion: the inter-relations between interpretation, meaning and understanding||As profundezas da compreensão: as inter-relações entre interpretação, compreensão e significado
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Metadados
Descrição
Reading and understanding are interdependent cognitive tasks extremely important for the academic and social life of the individual, and can’t be ignored by the research. So, the importance of scrutinizing this basic connection originates from its dissociation in a large number of common situations. There are readers – young people or adults – who learn to put syllables together and make a synthesis of the word, laboriously, without being able to read with fluency. The number of readers who don’t overcome this initial phase of reading – the decoded - is so high, in Brazil, that it is necessary to discuss the basis of the relationships between reading, understanding, interpreting, and linguistic meaning in order to find out what is going on, since the questions that follow rely exactly on bad results of local and international reading tests obtained by Brazilian students: what is missing to enable students to read in an efficient way? For understanding, is it necessary to know the meaning of all the words used in the text? Understanding and interpreting are identical cognitive activities? Comprehension and meaning are related terms? For most people, the answers to those questions don’t require much thinking. Someone is failing: the school, the students, the teachers, the parents. For the cognitive science, however, the issue is not so simple and requires a careful consideration. Thus, this work intends to ponder about the ideas of some scholars who theorize about interpretation, comprehension and meaning. More precisely, in order to analyze such concepts, we will accomplish a review of the work of Marcelo Dascal, in the book Interpretation and understanding (2006), comparing and complementing his ponderings with those of other researchers of the area.||Ler e compreender são atividades cognitivas inter-relacionadas e sua relevância é tamanha para a vida social e acadêmica do indivíduo, que a hipótese de ler sem entender tem de ser considerada, de vez que, comprovadamente, há evidências da realização de práticas leitoras que não manifestam indícios de entendimento textual. Assim, aprofundar o conhecimento a respeito da relação fulcral entre ler e compreender é uma necessidade decorrente de sua dissociação em grande número de situações usuais. Há leitores – jovens e adultos - que aprendem a juntar as sílabas e a fazer a síntese da palavra, afanosamente, sem chegar a ler com fluência. O número de leitores que não consegue ultrapassar essa fase inicial da leitura – o decifrado – é tão grande, no Brasil, que se faz imprescindível discutir os fundamentos das relações entre leitura, compreensão, interpretação e significado linguístico para descobrir o que está, de fato, acontecendo. As perguntas que se seguem foram formuladas, em função da busca de explicação para os maus resultados, obtidos em testes de avaliação leitora - tanto nacionais quanto internacionais - por estudantes brasileiros: O que está faltando para que os estudantes possam ler de maneira eficiente? Compreender e interpretar são atividades cognitivas distintas? Qual a relação entre significado e compreensão? A compreensão relaciona-se de modo direto à apreensão do significado linguístico das palavras, ou não? Para compreender um texto, basta apreender a ideia principal sem saber o significado das palavras que nele constam? Para a maioria das pessoas, as respostas a tais perguntas não exigem muita reflexão. Alguém está falhando: a escola, os alunos, os professores, ou os pais. Para a ciência cognitiva, entretanto, a questão não é tão simples e exige cuidadosa reflexão. Este trabalho propõe-se, pois, a retomar os conceitos de interpretação, compreensão e significado. Mais precisamente, a fim de analisar tais conceitos, faz-se uma retomada do trabalho de Marcelo Dascal, no livro Interpretação e compreensão (2006), cotejando e complementando suas ponderações com as de outros pesquisadores da área, na tentativa de redimensionar as bases investigativas da questão em foco.
ISSN
1982-2014
Periódico
Autor
Löbler, Daiane Antunes Dias | Flôres, Onici
Data
18 de julho de 2010
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1830 | 10.17058/signo.v35i59.1830
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 35, n. 59 (2010): Linguagem & Interfaces; 181-196 | 1982-2014 | 0101-1812
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion