-
The development of writing skills in higher education: a glance at graduating students in Linguistics||O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, we discuss the evidence of the academic learning of writing in a Licenciate Course, with a corpus collected from an undergraduate student of Letters, who has to write academic genres during the first three semesters of his university course, but without necessarily having been presented to the structure prototype, the themes, the sequences of the requested genres or forms of authorship demonstration. We observed language strategies used by this subject as to the analytical sequences of the review, the article of opinion and the observation report, characterized by informativeness, argumentativity and correlation with the scientific discourse, because they are the ones that reveal the inclusion (or not) of the subject in the discursive community of reference. As a result, we found that the learning of academic writing took place in stages ranging from specific appropriation of writing in this sphere, especially the rhetoric unit of analysis.||Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Ferreira, Elisa Cristina Amorim | Araújo, Denise Lino de
Data
18 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558 | 10.30612/raido.v11i27.5558
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558/3738 | /*ref*/BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução Benedito Gomes Bezerra [et al.]. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013. | /*ref*/BEZERRA, B. G. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. | /*ref*/BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2013. | /*ref*/BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (Orgs.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. | /*ref*/BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C.. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. | /*ref*/BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. C. Letramento e escrita acadêmica: uma experiência com o artigo de pesquisa. In: TFOUNI, L. V. (Org.). Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2010. | /*ref*/BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. | /*ref*/__________. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006. | /*ref*/__________. Escrita, Gênero e Interação social. São Paulo: Cortez Editora, 2007. | /*ref*/BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. | /*ref*/GIUDICE, J.; MOYANO, E. Apropiación del discurso de la economia: análisis evolutivo de um caso. In: BARBARA, L.; MOYANO, E. (Orgs.). Textos e linguagem acadêmica: explorações sistêmicas funcionais em espanhol e português. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011. | /*ref*/MILLER, C. Estudos sobre: gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009. | /*ref*/MOTTA-ROTH, D. Rhetorical features and disciplinary cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995. | /*ref*/MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. | /*ref*/SCARPA, E. M. Aquisição da Linguagem. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. | /*ref*/SILVA, J. R. Relato de Experiência Didática: elementos para a descrição e ensino do gênero. 90f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Linguística). - Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, Paraíba. 2002. | /*ref*/SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching setting. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. | /*ref*/__________. Sobre modelos de análise do discurso. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. | /*ref*/UAL. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa. Centro de Humanidades - CH. Unidade Acadêmica de Letras - UAL. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, 2011. | /*ref*/WILSON, V. A construção discursiva e identitária na escrita acadêmica. In: ALMEIDA, F. A.; GONÇALVES, J. C. (Orgs.). Interação, contexto e identidade em práticas sociais. Niterói, RJ: Eduff. 2009.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Raído
Fonte
Raído; v. 11, n. 27 (2017); 224-246 | 1984-4018
Assuntos
Learning Writing; Academic writing; Higher Education. | Letras, Linguística aplicada | Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion