-
The “drug dealer” does not go to school:||El “traficante” no va a la escuela:||O “traficante” não vai à escola:
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper analyzes the school contexts of adolescents with history of involvement in drug trade, as well as present data regarding educational experiences in regular schools and schools within the correctional system. It refers a mixed-method study, including 577 adolescents and young people (M = 16,01; SD = 1,54), both gender, and who were living in three medium-sized cities in the inner state of São Paulo, Brazil. We have used two questionnaires in the quantitative study and conducted semi-structured interviews with a small group. The findings show a history of failure of educational institutions in the teenagers’ ’ lives involved in drug trafficking, marked by abandonment and lack of personal meanings. Paradoxically, the experiences in the schools located in the correctional system were more positively evaluated and suggest the possibility of reframing the school trajectories. Such findings highlight new research questions and bring out implications for the educational field.||Este artículo analiza el ambiente escolar de adolescentes con antecedentes de envolvimiento en el tráfico de drogas, al mismo tiempo muestra datos sobre las experiencias educacionales en escuelas regulares y escuelas frecuentadas durante la aplicación de medidas socioeducativas. Es un estudio cuantitativo-cualitativo en el que participaron 577 adolescentes y jóvenes (M = 16.01; DP = 1.54) de ambos sexos que viven en tres municipios medianos localizados en el interior del estado de Sao Paulo. Se usaron dos cuestionarios y una semiestructurada semi estructurada secuencia de entrevistas. Los resultados revelan una trayectoria de fracaso de las instituciones escolares en la vida de los adolescentes con antecedentes de envolvimiento en el tráfico de drogas, caracterizada por reprobaciones, expulsiones y falta de sentido. Paradójicamente, las experiencias en escuelas injeridas en instituciones que aplican medidas socioeducativas resultaron más positivas y sugieren la posibilidad de dar una nueva orientación a las trayectorias escolares. Esto abre espacios para nuevos recortes investigativos y ofrecen implicaciones para el campo educacional.||Este artigo analisa o contexto escolar de adolescentes com histórico de envolvimento no tráfico de drogas, bem como explicita dados sobre as experiências educacionais em escolas regulares e àquelas frequentadas durante a aplicação de medidas socioeducativas. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo que contou com a participação de 577 adolescentes e jovens (M = 16,01; DP = 1,54), de ambos os sexos e que residem em três municípios de médio porte localizados no interior do estado de São Paulo. Foram utilizados dois questionários e um roteiro de entrevistas semiestruturado. Os resultados apontam um histórico de fracasso das instituições escolares na vida dos adolescentes com envolvimento no tráfico, marcado por reprovações, expulsões e falta de sentidos. Paradoxalmente, as experiências em escolas, inseridas em instituições de medidas socioeducativas, mostraram-se mais positivas e sugerem a possibilidade da ressignificação das trajetórias escolares. Tais achados abrem espaço para novos recortes investigativos e trazem implicações para o campo educacional.
ISSN
1981-1802
Periódico
Autor
Pessoa, Alex Sandro Gomes | Coimbra, Renata Maria
Data
15 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10958 | 10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10958
Idioma
Fonte
Revista Educação em Questão; v. 54 n. 42 (2016): set./dez. 2016; 190-217 | 1981-1802 | 0102-7735 | 10.21680/1981-1802.2016v54n42
Assuntos
Adolescence | School | Drug trafficking | Adolescencia | Escuela | Tráfico de drogas | Adolescência | Escola | Tráfico de drogas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion