Descrição
Based on Durand's point of view about the iconoclasm promoted by the conjunction between monotheism and philosophy in the West (which paradoxically produces the proliferation of images in contemporary times), this article dialogues with Horkheimer's Instrumental Reason notion to propose its equivalent Instrumental Imaginary, characterized by reducing imaginative’s power of images. The concept is demonstrated from Afro-Brazilian religions in contrast with the carnival and advertising images. The theoretical support is given by Gilbert Durand, Max Horkheimer, Muniz Sodré and Lilia Moritz Schwarcz.||Partindo do apontamento de Gilbert Durand acerca do iconoclasmo promovido pela conjunção entre monoteísmo e filosofia no ocidente o qual paradoxalmente produz a proliferação das imagens na contemporaneidade, o artigo dialoga com Horkheimer a partir da noção de Razão Instrumental para propor o equivalente Imaginário Instrumental, redução da potência imaginativa das imagens. A operacionalidade do conceito é demonstrada a partir de imagens associadas aos cultos da Umbanda e do Candomblé, contrastados com registros imagéticos do carnaval e da publicidade. O aporte teórico é dado por Gilbert Durand e Max Horkheimer acerca do Imaginário e da Razão e por Muniz Sodré e Lilia Moritz Schwarcz sobre o imaginário afro-brasileiro.