-
The Ecological teacher: Spanick teacher education as an act of resistance||O professor ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência
- Voltar
Metadados
Descrição
For this article, we bring a part of a master’s thesis. The context investigated was a teacher education course with the participants who are the teachers in initial teacher education of an outreach Project called Casas de Cultura no Campus at Federal University of Alagoas and are also Spanish language undergraduate students. We interconnected theoretically the ecology of knowledges (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) and the critical literacy perspective (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014) and related them to teacher education (NÓVOA, 1992; PIMENTA 2002) to be able to see it as a continuous and permanent process which demands from us, teachers and teacher educators, a constant exercise of autoanalyses and reflections of our own perceptions, our thoughts and, mainly, of four actions in and outside of the classroom. We aim, therefore, to provoke reflections on teacher education as a local for (de)(re)construction of knowledge.||Trazemos, para este artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado. O contexto investigado foi um curso de formação de professores com os participantes - os professores em formação inicial do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus, da Universidade Federal de Alagoas, e que são também graduandos do curso de Letras – espanhol. Realizamos um diálogo entre a ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2009, 2010) e a perspectiva do letramento crítico (BISHOP, 2014; JANKS, 2013, 2014), relacionando-os à formação de professores para compreendê-la como um processo contínuo e permanente, que exige de nós, professores e formadores em formação, um exercício constante de autoanálise e reflexão das nossas percepções, dos nossos pensamentos e, principalmente, das nossas ações, dentro e fora da sala de aula. Objetivamos, portanto, provocar reflexões sobre a formação como um espaço de (des) (re) construção de conhecimentos. Para isso, utilizamos a autoetnografia (ELLIS, 2004; ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015) como metodologia qualitativa de pesquisa e de escrita que procura descrever com detalhes e analisar a experiência pessoal com o objetivo de compreender a experiência cultural.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Ifa, Sergio | Araújo, Jade Neves de Moura
Data
30 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1509 | 10.35572/rlr.v8i4.1509
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 8, n. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134 | Revista Letras Raras; v. 8, n. 4 (2019): Linguagem, rumor, poder; Port. 118- 137 / Eng. 116-134 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v8i4
Assuntos
Linguística; Linguística Aplicada; ensino de línguas adicionais | Ensino de espanhol; Formação de professores; Ecologia de saberes; Letramento crítico.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion