-
The elaboration time of the “I, a teacher”||O tempo de elaboração de um “Eu professor”
- Voltar
Metadados
Descrição
Departing from researches that took place in the scope of clinical psychoanalysis in application on the sciences of education in France, we wish to show that the construction of teacher’s identity is long-term oriented process. A process somewhat similar to a crisis in the professional adolescence, during which the relation with knowledge has its own characteristics. Thus, we will try to show the different forms of adequate
accompaniments to seriously consider the results of these researches about the early years of the exercise of
docentship.||A partir de pesquisas realizadas no âmbito da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação na França, queremos mostrar que a construção da identidade de um professor se estende ao longo de vários anos. É um processo gradual marcado por um passo semelhante a uma crise da adolescência profissional, durante o qual a relação com o saber profissional tem suas próprias características. Nós mostraremos, então, quais são as formas de acompanhamentos que nos parecem as mais adequadas, para levar em consideração os resultados dessas pesquisas sobre os primeiros anos de exercício da profissão docente.
ISSN
1676-2592
Periódico
Abrangência
Brazil; 2019 | Brasil; 2019
Autor
Blanchard-Laville, Claudine | Dubois, Arnaud
Data
30 de abril de 2019
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400 | 10.20396/etd.v21i2.8653400
Idioma
Relação
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/19356 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/20727 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/20728 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/20767 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/20768 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/20769 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653400/20770
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 382-394 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 382-394 | ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 382-394 | 1676-2592
Assuntos
Formação de professores | Psicanálise | Prática docente. | Training theachers | Psychoanalysis | Teaching practice.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Ensaio teórico enraizado na prática docente