Descrição
This report reveals the findings of a field research carried out through interviews in Brasil with 67 children in the 11-15 years old age span to find out why the game The Sims is so popular worlwide.||Este artigo discute o fascínio infanto-juvenil pelos games de simulação, a partir do estudo do jogo mais vendido no mundo, o The Sims, e do Fórum The Sims Brasil (TSB), uma comunidade virtual formada por seus jogadores no Brasil. Inicialmente, é feita uma breve revisão sobre a função social do jogo e sua in- fluência sobre a criança e são descritas as características do The Sims, analisando a função de cada elemento e a forma como foi transcrita a realidade para a simulação. A seguir, são analisados os resultados da pesquisa de campo a partir da observação da discussão sobre o jogo e da resposta a questionários enviados aos participantes do TSB, numa amostra composta por 67 crianças, a maioria na faixa etária entre 11 e 15 anos. Concluise que o The Sims atrai pelo alto grau de personalização e o controle total dos elementos do game, permitindo à criança testar hipóteses, tomar decisões, expressar seus sentimentos e desenvolver sua criatividade.