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The Film Adaptation of Atonement – An Analysis of the “Point of View” in Cinema and Literature and their Semiotic Implications||A adaptação fílmica de Atonement – uma análise do “ponto de vista” no cinema e na literatura e suas implicações semióticas
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Metadados
Descrição
This paper aims at discussing the ways words and image interact, as well as the dialogue between literature and cinema taking the novel “Atonement” by Ian McEwan (2001) and the film adaptation by director Joe Wright (2007) as examples to be analyzed. The novel, a metafictional one, narrates the story of two lovers whose destinies where marked by the misjudgement of another character that, as time goes by, tries to atone for her mistake. Wright’s film keeps the same plot, but uses a different resource by inverting the presentation of the points of view, resulting in a different construction of the story by the viewer. This analysis will try to demonstrate how the film adaptation of “Atonement” resignifies the literary work, observing the peculiar literary and cinematographic resources regarding narration and point of view. It is based on the concept of rewriting as postulated by Lefevere which takes into consideration who rewrites, under what circumstances, and whom the rewriting is direct to. We also intend to discuss the diversity of interpretation grounded in semiotic theory by Charles Peirce, specifically concerning the point of view.||Este trabalho pretende discorrer sobre formas de contágio entre palavra/imagem e sobre o diálogo entre literatura e cinema, tendo como objeto de análise o livro Atonement, de Ian McEwan (2007), e o filme homônimo (Desejo e reparação, em português) do diretor Joe Wright (2007). O livro, de caráter metaficcional, narra a história de dois amantes cujo destino foi marcado por um equivocado ponto de vista de uma das personagens da trama, que tenta, de alguma forma, reparar seu erro. O filme de Wright mantém a mesma trama do livro, mas usa de um recurso inverso ao romance, ao inverter a apresentação dos pontos de vista, resultando em uma mudança na construção da trama pelo espectador. Esta análise procura demonstrar como a adaptação cinematográfica do filme Atonement ressignifica a obra literária, observando os recursos das linguagens literária e cinematográfica ligados à narração e ao ponto de vista. Utiliza para tal o conceito de reescritura, elaborado por André Lefevere, que leva em consideração aspectos como quem e porque reescreve, sob quais circunstâncias e para quem reescreve. Também será objetivo deste artigo discutir a diversidade do ato interpretativo no que se refere ao ponto de vista no cinema e na literatura, tendo por base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce.
ISSN
1980-4016
Periódico
Autor
Alves, Soraya Ferreira
Data
9 de junho de 2011
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/35265 | 10.11606/issn.1980-4016.esse.2011.35265
Idioma
Fonte
Estudos Semióticos; v. 7 n. 1 (2011); 76-84 | Estudos Semióticos; Vol. 7 No. 1 (2011); 76-84 | Estudos Semióticos; V. 7 N. 1 (2011); 76-84 | Estudos Semióticos; Vol. 7 Núm. 1 (2011); 76-84 | Estudos Semióticos; Bd. 7 Nr. 1 (2011); 76-84 | Estudos Semióticos; Vol. 7 No 1 (2011); 76-84 | 1980-4016
Assuntos
literatura | cinema | ponto de vista | adaptação | literature | cinema | point of view | adaptation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion