Descrição
This article aims to compare the Victor Hugo’s presentation, in hispreface to Cromwell, on the grotesque element with Heinrich von Kleist’sideas developed in Über das Marionettentheater (1810), emphasizing evidenceof a transgression concerning the classical view of art, mainly highlightingFriedrich Schiller’s aesthetic theories. In addition, we propose a brief analysisof Kleist’s pieces Penthesilea and Die Hermannsschlacht, published in 1801, based on this dissolution of the classical ideal and the establishment of intertextuality among with the proposals of the Über das Marionettentheater.||Este artigo tem como objetivo a comparação da exposição feita por Victor Hugo, em seu prefácio ao Cromwell, sobre o elemento grotesco com as ideias desenvolvidas por Heinrich von Kleist em seu Über das Marionettentheater (Sobre o teatro de marionetes, 1810), enfocando indícios de uma transgressão do escritor alemão da visão clássica de arte, trazendo à luz dessa discussão principalmente as teorias sobre estética de Friedrich Schiller. Além disso, propomos uma breve análise das peças de Kleist Penthesilea e Die Hermannsschlacht, publicadas em 1801, com base nessa dissolução do ideal clássico e no estabelecimento do intertexto com as propostas do Über das Marionettetheater.