-
The Guts of Criticism||As vísceras da crítica
- Voltar
Metadados
Descrição
Estruturado em três seções, este ensaio apresenta, na abertura de cada seção, uma crítica escrita no calor da hora para um jornal de grande circulação. Os espetáculos analisados são: “A Boba”, de Wagner Schwartz; “Fúria”, da Lia Rodrigues Cia. de Danças; e “Pi: Panorâmica insana”, com direção de Bia Lessa. Após a transcrição integral de cada uma dessas críticas, o ensaio propõe um exercício de “crítica da crítica”, fornecendo informações contextuais sobre as trajetórias dos três supracitados artistas, mas sobretudo tentando reconstruir, com base em um exercício de “associação livre”, as memórias corporais que de algum modo podem ser relacionadas com a minha recepção visceral imediata dos três trabalhos. Dentre essas memórias, destacam-se outras duas críticas breves publicadas no mesmo jornal: as críticas dos espetáculos “Domínio público”, de Wagner Schwartz, Renata Carvalho, Maikon K e Elizabeth Figer; e “Isto é um negro?”, de Tarina Quelho e Mirella Façanha, um dos experimentos de teatro-ensaio mais importantes dos últimos anos. O objetivo é pensar como a crítica das artes da cena pode ser, a um só tempo, uma resposta visceral, artística e filosófica a diferentes proposições estéticas.||Structured in three sections, this essay presents, at the opening of each section, one short critical essay written in the heat of the hour for a traditional newspaper. The analyzed pieces are: “A Boba”, by Wagner Schwartz; “Fúria”, by Lia Rodrigues Cia. De Danças; and “Pi: Insane Panorama”, directed by Bia Lessa. After the full transcription of each of these texts, the essay proposes a critique of these three critical texts by providing contextual information about the trajectories of the three aforementioned artists, but above all trying to reconstruct, based on a “free association” exercise, the body memories which can somehow be related to my immediate visceral reception of the three works. Among these memories, two other short critical essays published in the same newspaper also deserved to be fully transcribed: essays inspired by the plays “Domínio Público”, by Wagner Schwartz, Renata Carvalho, Maikon K, and Elizabeth Figer; and “Is this a Black?”, by Tarina Quelho and Mirella Façanha, one of the most important experiments in “theatre as essay” in recent years. The goal is to think how the critique of performing arts can be both a visceral, artistic, and philosophical response to different aesthetic propositions.
ISSN
1809-8274
Periódico
Autor
Pessoa, Patrick
Data
24 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Patrick Pessoa | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 81-102 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Wagner Schwartz | Lia Rodrigues | Bia Lessa | Tarina Quelho | Essayistic Criticis | Wagner Schwartz | Lia Rodrigues | Bia Lessa | Tarina Quelho | crítica ensaística
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado