-
The interactionist currents and their repercussion in Anthony Giddens’s and Bruno Latour’s theories||As correntes interacionistas e a sua repercussão nas teorias de Anthony Giddens e Bruno Latour
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses three important qualitative currents critical of functionalism: social phenomenology, symbolic interactionism and ethnomethodology. Initially it introduces the main theories and authors that influence each one of those approaches. Then it describes the main theoretical and methodological assumptions of each one of them, their common aspects and most important representatives. Then it analyzes the role they ascribe to the actor’s cognition, as this is one of the basic principles that is common to the three of them. The article also tries to demonstrate how two contemporary sociologists – Anthony Giddens and Bruno Latour – who are heirs of different sociological traditions share some of the main precepts of those approaches. Finally, besides reflecting on the contributions that the three currents have given to social science, it stresses that one of the ways for sociology to recover a creative perspective is to retrieve the theoretical knowledge in conjunction with the empirical study developed by interactionist schools. Key words: interactionist schools, Anthony Giddens, Bruno Latour, cognition.||Esse artigo aborda três importantes correntes qualitativas críticas ao funcionalismo: a fenomenologia social, o interacionismo simbólico e a etnometodologia. Inicialmente são apresentadas as principais teorias e autores que influenciam cada uma dessas abordagens. Em seguida, discutem-se os principais pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma delas, seus pontos em comum, bem como seus representantes mais importantes. Depois, procede-se à análise do papel que estabelecem para a cognoscitividade do agente, sendo esse um dos princípios fundamentais que perpassa as três escolas. Procurar- se-á demonstrar ainda como dois sociólogos contemporâneos – Anthony Giddens e Bruno Latour – herdeiros de distintas tradições sociológicas compartilham de alguns dos principais preceitos dessas abordagens. Finalmente, além de refletir sobre as contribuições que as três correntes trouxeram às ciências sociais, o artigo procura demonstrar que uma das maneiras de a sociologia recuperar a perspectiva criativa é retomar o conhecimento teórico aliado ao estudo empírico desenvolvido pelas escolas interacionistas. Palavras-chave: escolas interacionistas, Anthony Giddens, Bruno Latour, cognoscitividade.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Goss, Karine Pereira
Data
27 de maio de 2021
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Unisinos
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 42 n. 3 (2006): Setembro/Dezembro; 153-162 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion