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The Iyabá’s Ilá of Alma da África: elderly women and goddesses of Antonio Olinto||O Ilá das Iyabás em Alma da África: anciãs e deusas de Antonio Olinto
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Metadados
Descrição
We will seek, in this article, to reflect on the relationship between the elderly woman's representation ant the iyabás, goddesses of the Orisha's mythology, in the Antonio Olinto’s trilogy Soul of Africa (2007a, 2007b, 2007c). We will stablish, mainly, a point of view about the importance of these female elders in the organization of matrifocal families, showing it's structure, fundamental in the African tribal society, as the Afro-Brazilian families. Firstly, in The Water House (2007), originally released in 1967, we will study the deterritorialization and reterritorialization of two characters, Catarina (postly call Ainá) and Epifânia. In The King of Keto (2007), originally launched in 1980, we will rescue the old Merchant Aduké in the education proccess of her daughter, Ainá, trought tribal values. Finalyy, in The Glass Throne (2007), launched by the Brazilian Abolition Centenary, we will find Mariana, showing her strength in social, political and economic spheres, on the eve completing her centenary itself. Mariana helps her granddaughter, Mariana Ilufemi, in the redemocratization of the fictional country of Zorei. Such the theory by Beauvoir, Elias, Bordieu, Davis and Meletínski, this study tries to recognize the influence of the mythical orixaist, in the figure of their ancestral goddesses, in the consolidation of a tribal matriachy.||Nesse artigo, buscaremos refletir sobre a relação que se estabelece entre as representações da mulher idosa e as deusas da mitologia orixaísta, as iyabás, na trilogia Alma da África (2007) de Antonio Olinto, estabelecendo, principalmente, um olhar sobre a importância dessas anciãs na organização de famílias matrifocais. Buscaremos mostrar que a estrutura familiar matrifocal, fundamental na sociedade tribal africana, reaparece, tanto na sociedade brasileira – notadamente dentre as mulheres afrodescendentes, quanto na sociedade do período de descolonização africana. Em A Casa da Água (2007), primeiro tomo da trilogia Alma da África, lançado em 1967, estudaremos a desterritorialização e a reterritorialização de duas personagens, Catarina – que recupera, posteriormente, seu verdadeiro nome, Ainá – e Epifânia. Em O Rei de Keto (2007), lançado originalmente em 1980, resgataremos a busca da velha comerciante Aduké pela educação de sua filha, Ainá, dentro dos valores tribais, enquanto sua sucessora no matriarcado. Finalmente, em Trono de Vidro (2007), lançado pela comemoração do centenário da abolição da escravatura, em 1987, encontraremos Mariana, que aparecera, na infância e fase adulta, em A Casa da Água (2007), mostrando sua força nos âmbitos sociais, políticos e econômicos, nas vésperas de completar, ela própria, seu centenário, auxiliando a neta, Mariana Ilufemi, na redemocratização do fictício país de Zorei. A partir de teóricos como Beauvoir, Elias, Bordieu, Davis e Meletínski, este estudo tenta reconhecer a influência da mítica orixaísta, na figura de suas deusas ancestrais, na consolidação de um matriarcado tribal.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Costa, José Ricardo da
Data
25 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/75639 | 10.5007/2175-7917.2021.e75639
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 José Ricardo da Costa | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 26 (2021); 01-21 | Anuário de Literatura; v. 26 (2021); 01-21 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Alma da África | Antônio Olinto | Iyabás | Matriarcado | Anciãs | Soul of Africa | Antonio Olinto | Iyabás | Matriarchy | Elderly Women
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares