Descrição
O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais.||This article portrays the development of a research about the way firstyears teachers mobilize knowledge in the teaching practice. The research lineadopted was the one about teachers formation and the methodologicalapproach was qualitative, being this way a case study. The data were collectedthrough questions, interview half-structured, self-biography and oral report,microetnography using video and pedagogical observations of four teachersfrom a philanthropic school, in Santa Maria municipal district, RS, frompreschool up to 4th grade of elementary school. In the research the conceptof habits and knowledge were taken as linked elements, in a dialetic interrelation,in which, the first was understood as mediator element of theknowledge mobilization process by the teachers. From this inter-relation ateachers habitus is formed giving identity, to the educator’s work from thefirst years.