-
The Philosophy, the Art, and the Mountain||La Philosophie, L’Art et la Montagne||A filosofia, a arte e a montanha
- Voltar
Metadados
Descrição
The study is a brief intellectual autobiography. It allows its author to understand how aphilosophy of art and a philosophy of existence were formed for him on objects as differentas art criticism, the music of Monteverdi, the thought of Mallarmé, the theory of therelationship between the arts in the contemporary era or the photography of the mountainlandscape and man in high mountains. This philosophy of existence in its artistic, aestheticand ethical aspects is a philosophy of freedom and perseverance based on the idea of thefragility, vulnerability and precariousness of human life, which is always being tested andconstantly reiterated. This philosophy is not fundamentally a disciplinary or academic philosophy.This philosophy cannot be exclusively conceptual since she can be constructedfrom the images of painting, of photography and literary texts.||L’étude est une rapide autobiographie intellectuelle. Elle permet à son auteur de comprendre comment se sont formées pour lui une philosophie de l’art et une philosophie de l’existence sur des objets aussi différents que la critique d’art, la musique de Monteverdi, la pensée de Mallarmé, la théorie des rapports entre les arts à l’époque contemporaine ou la photographie du paysage de montagne et de l’homme en haute montagne. Cette philosophie de l’existence en ses aspects artistiques, esthétiques et éthiques est une philosophie de la liberté et de la persévérance fondée sur l’idée d’une fragilité, d’une vulnérabilité et d’une précarité de la vie humaine toujours à l’essai, en efforts sans cesse réitérés. Cette philosophie n’est pas fondamentalement une philosophie disciplinaire ou académique. Cette philosophie ne saurait être exclusivement conceptuelle puisqu’elle peut se construire à même les images de la peinture, de la photographie et des textes littéraires.||Esse estudo, rápida autobiografia intelectual, permite a seu autor entender como se formaram, para ele, uma filosofia da arte e uma filosofia da existência mediante objetos tão diferentes quanto a crítica de arte, a música de Monteverdi, o pensamento de Mallarmé, a teoria das relações entre as artes na época contemporânea ou a fotografia de paisagem de montanha e do homem em alta montanha. Essa filosofia da existência, nos seus aspectos artísticos, estéticos e éticos, é uma filosofia da liberdade e da perseverança fundada na ideia de uma fragilidade, de uma vulnerabilidade e de uma precariedade da vida humana sempre a ensaiar mediante esforços incessantemente reiterados. Essa filosofia não é fundamentalmente disciplinar ou acadêmica. Ela tampouco saberia ser exclusivamente conceitual, já que ela pode ser construída rente às imagens da pintura, da fotografia e dos textos literários.
ISSN
1984-9532
Periódico
Autor
Frangne, Pierre-Henry
Data
1 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20116 | 10.5965/2175234613302021023
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Pierre-Henry Frangne | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Palíndromo; v. 13 n. 30 (2021): Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva? ; 23-47 | 2175-2346 | 1984-9532 | 10.5965/10.5965/2175234613302021
Assuntos
Filosofia da arte e estética | Alpinismo e filosofia | Autobiografia intelectual | Ética | Hegel, Mallarmé | Filosofia da arte. Estética. Alpinismo. | Aesthetics and Philosophy of Art | Alpinism and Philosophy | Intellectual autobiography | Hegel, Mallarmé | Philosophie de l’art et esthétique | Alpinisme et philosophie | Autobiographie intellectuelle | Éthique | Hegel, Mallarmé
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion