-
The Pibid in the State University of Piauí: Conquests and Challenges (2011-2013)||Pibid en la Universidad Estatal de Piauí: logros y desafíos (2011-2013)||O Pibid na Universidade Estadual do Piauí: conquistas e desafios (2011-2013)
- Voltar
Metadados
Descrição
Binds the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes), the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (Pibid) aims to encourage the initial training of teachers for basic education, ally with the higher education systems. Discuss the deployment and implementation of Pibid the State University of Piauí (Uespi) is the objective of the present work. To this end, through a case study, in qualitative terms, discusses the legislation that guides the program and presents the initial results arising from actions taken by the year 2013, using as source the results achieved and expressed in reports and monitoring activities of the Institution, produced by Coordination Areas and Coordination Institutional. Among his contributions was possible to highlight that for Uespi, the program has enabled a space for dialogue important for that licensees establish, still in its formative process, the necessary relationship between theory and practice, strengthening their initial training, allowing collectively, the dialogue between critical thinking and do transformer.||Vinculado a la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes), el Programa de Becas de Iniciación Docente Institucional (Pibid) tiene como objetivo incentivar la formación inicial de docentes de educación básica, vinculados a los sistemas de educación superior. Discutir la implementación e implementación de Pibid en la Universidad Estatal de Piauí (Uespi) es el objetivo del presente trabajo. Así, a través de un estudio de caso1, en perspectiva cualitativa2, se discute la legislación que orienta el programa, así como los resultados iniciales resultantes de las acciones desarrolladas hasta 2013, tomando como fuente los resultados alcanzados y expresados en la actividad de la institución. e informes de seguimiento, elaborados por los coordinadores de áreas y coordinación institucional. Entre sus aportes, se pudo destacar que, en el ámbito de la Uespi, Pibid ha habilitado un importante espacio de diálogo para que los estudiantes de pregrado establezcan, incluso en su proceso formativo, la necesaria relación entre teoría y práctica, fortaleciendo su formación inicial, permitiendo, colectivamente, el diálogo entre pensamiento crítico y transformador.||Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva incentivar a formação inicial de professores para a educação básica, articulada com os sistemas de ensino superior. Discutir a implantação e implementação do Pibid na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é o objetivo do presente trabalho. Para tanto, por meio de estudo de caso1, na perspectiva qualitativa2, discute-se a legislação que norteia o programa, bem como apresentam-se os resultados iniciais decorrentes das ações desenvolvidas até o ano de 2013, utilizando-se como fonte os resultados alcançados e expressos nos relatórios de atividades e acompanhamento da instituição, produzidos pelas coordenações de áreas e coordenação institucional. Entre suas contribuições, foi possível destacar que, no âmbito da Uespi, o Pibid tem possibilitado um espaço de diálogo importante para que os licenciandos estabeleçam, ainda em seu processo formativo, a relação necessária entre teoria e prática, fortalecendo sua formação inicial, permitindo, de forma coletiva, o diálogo entre o pensar crítico e o fazer transformador.
ISSN
1413-3024
Periódico
Autor
Sousa Neto, Marcelo de
Data
24 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20844 | 10.34019/2594-8296.2017.v23.20844
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Marcelo de Sousa Neto | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Locus: History Journal; Vol. 23 No. 1 (2017): Locus - Revista de História | Locus: Revista de Historia; Vol. 23 Núm. 1 (2017): Locus - Revista de História | Locus: Revista de História; v. 23 n. 1 (2017): Locus - Revista de História | 2594-8296 | 1413-3024
Assuntos
Educational policy | Teaching practice | Teacher education | Política educativa | Práctica docente | Formación del prefessorado | Política educacional | Prática docente | Formação de Professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion