Descrição
This article comprises the place as a participant of the Byzantine iconographic art. The place is not only a given geographical neutral, because conditions the way of thinking and writing icons. The Slavic Byzantine icons have a history and is part of the historian's craft go in search of evidence of his birth to, in a second step, to understand how they are assimilated in the spaces they occupy. Therefore, this article takes as a reference the Bigorrilho district of Curitiba-PR, where is a part of the Ukrainian community that brought from immigration, the way of relating to the sacred through Byzantine icons; takes as a theoretical framework for their analysis the thoughts of theologian and historian Slavic Leonid Uspenski.||Este artigo compreende o lugar como partícipe da arte iconográfica bizantina. O lugar não é apenas um dado geográfico neutro, até porque condiciona o modo de se pensar e escrever os ícones. Os ícones bizantinos eslavos têm uma história e faz parte do ofício do historiador ir à cata dos indícios de seu nascimento para, em um segundo momento, compreender a maneira como são assimilados nos espaços que ocupam. Para tanto, este artigo toma como referência o bairro Bigorrilho, em Curitiba-PR, onde se situa uma parte da comunidade ucraniana que trouxe consigo, desde a imigração, a maneira de se relacionar com o Sagrado através dos ícones bizantinos; toma como referencial teórico para suas análises os pensamentos do teólogo e historiador eslavo Leonid Uspenski.