-
The poetics of emptiness in Do Domínio Plástico by António Ramos Rosa||A poética do vazio em Do Domínio Plástico de António Ramos Rosa
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo analisará alguns poemas de Do domínio plástico, os quais formam uma espécie de promoção de algumas categorias dos valores pictóricos presentes também na poesia. Esses poemas que falam sobre o próprio ato de poetar no vazio e sobre o vazio, a partir de um "olhar", também, "vazio de tudo" (ROSA, 2004, p. 11) serão estudados sob o aparato teórico de Otavio Paz (1972), Todorov (1980), Friedrich(1991), Mendes (2005) e Borges (2010).||This article will examine some poems from Do domínio plástico, which form a kind of lifting of some categories of pictorial values also present in poetry. These poems speak about the possess act of poetizing the emptiness and in empty space, from a "look" also "empty of everything" (ROSA, 2004, p. 11), will be studied under the theoretical apparatus of Octavio Paz (1972), Todorov (1980), Friedrich (1991), Mendes (2005) and Borges (2010).
ISSN
2316-6169
Autor
Andrade, Letícia Pereira de
Data
18 de dezembro de 2015
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4086/2425 | /*ref*/BORGES, Paulo. Do imediato, da palavra, do silêncio, do vazio em António Ramos Rosa. Revista cultura entre culturas. Dossiê: Antonio Ramos Rosa. Lisboa: Ancora editora, nº 4, 2010. | /*ref*/BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo. 1977. | /*ref*/CARDOSO, Sérgio. O Olhar do Viajante. (do etnólogo). In: NOVAIS, Adauto. (Org.) O Olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1988. p.347-360. | /*ref*/FERNANDES, Maria João. Letteraamorosa.Revista cultura entre culturas.Dossiê: Antonio Ramos Rosa. Lisboa: Ancora editora, nº 4, 2010. | /*ref*/FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna (da metade do século XIX a meados do século XX). Trad. Maure M. Curioni e Dora F. da Silva. 2 ed. São Paulo: Duas cidades, 1991. | /*ref*/JENNY, Laurent. A estratégia da forma. 'Poétique' revista de teoria e análise literária. Intertextualidades. Trad. Clara Crabbé Rocha. Coimbra: Almedina, 1979, nº. 27, p. 5-49. | /*ref*/MENDES, Ana Paula Coutinho. Poesia do século XX com António Ramos Rosa ao fundo. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Porto, 2005. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11514.pdf >. Acessoem: 14 mar. 2014. | /*ref*/PAZ, Octavio. El arco y la lira. 3 ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1972. | /*ref*/PESSANHA, Fábio Santana. O rio como insólito na terceira margem do homem. In: GARCÍA, Flavio; PINTO, Marcello de Oliveira; MICHELLI, Regina (orgs.). O insólito em questão: Anais do V Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional/ I Encontro Nacional Insólito como Questão na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2010. | /*ref*/POE, Edgar Allan. Ficção Completa, poesia e ensaios. Org. e Trad. Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. | /*ref*/ROSA, António Ramos. Do domínio plástico. Porto: Asa, 2004 p. 1-57. | /*ref*/ROSA, Gisela Ramos. Só existe uma única alma para todas as coisas. Revista cultura entre culturas.Dossiê: Antonio Ramos Rosa. Lisboa: Ancora editora, nº 4, 2010. | /*ref*/SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 15 ed. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis:Vozes, 2007. Disponível em: http://pensamentosnomadas.files.wordpress.com/2013/12/o-ser-e-onada-texto.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2014. | /*ref*/TODOROV, Tzvetan. Simbolismo e Interpretação. Trad. Maria de Santo Cruz. São Paulo: Edições 70, 1980.
Fonte
ArReDia; v. 4, n. 7 (2015); 127 - 141 | 2316-6169
Assuntos
Pintura. Poesia. Vazio. Do domínio plástico. Ramos Rosa. | Painting. Poetry. Emptiness. Do domínio plástico. Ramos Rosa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion