Descrição
This article takes into account the parallel between painting and discursive arts in its Greek philosophical confi guration. In considering Plato’s dialogues, the focus of the analysis will be the comparison between rhetoric or poetry and painting in order to detect its anti-sophistic motivations as well as the Platonic theory of mimetic representation. The investigation will emphasize the relevant criteria of the distance in relation to truth, which constitutes not only a common aspect of the different mimetic arts but also a cause for their disqualifi cation by the philosopher||Este artigo pretende abordar o paralelo entre a pintura e as artes discursivas em sua confi guração fi losófi ca grega. Enfocando especifi camente os Diálogos platônicos, não se tratará de desenvolver um exame detalhado da mímesis em Platão, mas apenas de destacar alguns textos em que o fi lósofo recorre à comparação do discurso retórico e da poesia com a pintura, para detectar não apenas as motivações anti-sofísticas que originam tal paralelo como também a concepção de representação mimética que o enforma. No curso da análise, destacar-se-á o critério decisivo da distância em relação à verdade, que constitui tanto um ponto de aproximação entre as artes miméticas quanto um fator determinante para sua condenação pelo fi lósofo.