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The proposal for decolonization of the body of the COMPA -Teatro Trono, from El Alto, Bolivia.||La propuesta para descolonizar el cuerpo de COMPA -Teatro Trono, de El Alto, Bolivia.||A proposta de descolonização do corpo do COMPA -Teatro Trono, de El Alto, Bolívia
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Metadados
Descrição
This article wraps around the theatre methodology of “decolonization of the body” elaborated by the sociologist Ivan Nogales ( in memoriam), during his experience as director and dramatist of the Teatro do Trono, from El Alto, Bolivia, since the end of 1980s. Such proposal is about a form of resistance and re-existence to the Modern/Colonial project, while it recovers ancestral epistemologies, through a “theatre of memory” and a community art, where many traditions of the classic, modern and popular theatre get mixed, crossing thus the abyssal line imposed by the modernity/coloniality, through the deconstruction of the imposed imaginaries , in the search of love and liberty found in the possibility of the construction of a social body, obtained through “the art of hug”.||El artículo trata de la metodología teatral de "descolonización del cuerpo" desarrollada por el artista y sociólogo Iván Nogales (en memoria), durante su experiencia como director y dramaturgo en el Teatro Trono, en El Alto, Bolivia, desde finales de la década de 1980. La propuesta constituye una forma de resistencia y re-existencia al proyecto Moderno / Colonial, en el sentido de que recupera epistemologías ancestrales a través de un "teatro de la memoria" y un arte comunitario, en el que se mezclan diferentes tradiciones del teatro clásico, moderno y popular, cruzando la línea abismal impuesta por la modernidad / colonialidad, al deconstruir el imaginario impuesto por ella, para enfrentar la colonialidad del poder (del ser, del saber y de la naturaleza) en la búsqueda del amor y la libertad, que se encuentra en la posibilidad de formar un cuerpo social.||O artigo trata da metodologia de teatro de "descolonização do corpo" elaborada pelo artista e sociólogo Ivan Nogales (in memoriam), durante sua experiência como diretor e dramaturgo do Teatro Trono, de El Alto, Bolívia, desde o final da década de 1980. Tal proposta se constitui em uma forma de resistência e re-existência ao projeto Moderno/Colonial, na medida em que recupera epistemologias ancestrais através de um "teatro de memória" e um arte comunitária, em que se mescla diversas tradições do teatro clássico, moderno e popular, transpassando, assim, a linha abissal imposta pela modernidade/colonialidade, por meio da desconstrução de imaginários impostos por ela, para enfrentar a colonialidade do poder ( do ser, do saber e da natureza) na busca pelo amor e pela liberdade, encontrados na possibilidade de formação de um corpo social, que se faz pela "arte do abraço".
ISSN
2447-1313
Periódico
Abrangência
Latin American; Contemporary | America Latina; Contemporáneo | América Latina; Contemporâneo
Autor
Machado, Iara
Data
24 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15660 | 10.20396/visuais.v7i1.15660
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Iara Machado | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Visuais; Vol. 7 No. 1 (2021): jan./jun: [12] Latin America in context; 18-31 | Revista Visuais; Vol. 7 Núm. 1 (2021): jan./jun: [12] América Latina en contexto; 18-31 | Revista Visuais; v. 7 n. 1 (2021): jan./jun: [12] América Latina em contexto; 18-31 | 2447-1313
Assuntos
Descolonização do corpo | Modernidade/colonialidade | Colonialidade do poder | Re-existência | Corpo social | Decolonization of the body | social body | Modernity/coloniality | Coloniality of power | Re-existence | Social body | Descolonización del cuerpo | Modernidad/colonialidad | Colonialidad del poder | Re-existencia | Cuerpo social
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto