Descrição
O problema da autoria é difícil de abordar nos estudos cinematográficos e, sobretudo, no estudo do documentário. Esse artigo propõe o modelo teórico do campo de produção cultural desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu como abordagem especialmente interessante para essa questão. Primeiramente, discutem-se alguns dos principais desafios e problemas teóricos relacionados à autoria no documentário. A seguir, por meio da análise da posição autoral do etnógrafo e cineasta Jean Rouch, demonstra-se, brevemente, o caso de um autor que tensionou as fronteiras do campo da produção cinematográfica e documentária em um determinado momento, consolidando-se, assim, como figura paradigmática de uma determinada tradição no campo.||The problem of authorship is difficult to address in film studies and especially in the study of documentary. This article proposes the theoretical model of the field of cultural production developed by Pierre Bourdieu as a particularly interesting approach to this issue. First, we discuss some of the key challenges and theoretical problems related to authorship in the documentary. Then, through the analysis of the authorial position of the ethnographer and filmmaker Jean Rouch, the paper shows up briefly the case of an author who strained the boundaries of the field of film and documentary, consolidating thus as a paradigmatic figure of a certain tradition in the field.