Descrição
This article argues the potential for a / r / tographic inquiry within sport and exercise research contexts, and outlines how a relational art inquiry tool (RAIT) was developed to support non-Arts background participants to enact a / r / tography. Prior to this investigation, a / r / t / ography methodology has been primarily used within social science and arts contexts, with qualitative sport and exercise researchers yet to employ the approach. Due to the embodied ways of knowing and evocative potential integral to a / r / tographic research, this research sought to devise a set of guiding tools that could be used to support researchers and participants from non-Arts backgrounds. This was done as a way of assisting them to see and find ways to visually articulate complexity, uncertainty and potential 'unseens' occurring within storied accounts. Development of the RAIT tool is informed by a diverse range of theory and ideas underpinning a / r / tography methodology (Irwin, 2004), Gallas' elements of inquiry (2011) and Hetland's Studio Habits of Mind (2013). In this paper, we present the results of the RAIT tool and the results obtained in this study. The results of this study are presented in the following section.||Este artigo debate o potencial para uma investigação a/r/tográfica dentro dos contextos do esporte e da pesquisa de exercícios. Ele descreve como um Instrumento Relacional de Investigação em Arte (IRIA) foi desenvolvido para auxiliar participantes fora do campo das artes a realizar a a/r/tografia. Antes desta investigação, a metodologia a/r/tográfica foi usada principalmente nos contextos de Ciências Sociais e Artes, já com pesquisadores de esporte e exercício qualitativo ainda não empregaram esta abordagem. Devido à s formas incorporadas de conhecimento e o potencial evocativo uma investigação a/r/tográfica, esta pesquisa procurou elaborar um conjunto de instrumentos orientadores que poderiam ser usados para apoiar pesquisadores e participantes a se envolverem com a a/r/tografia. Isso foi feito como uma forma de ajudá-los a ver e encontrar maneiras de articular a complexidade, a incerteza e o potencial do “não visto” ocorrendo em narrativas. O desenvolvimento da ferramenta RAIT é baseado em uma gama diversificada de teoria e ideias que sustentam a metodologia a/r/tográfica (IRWIN,2004), os elementos de indagação de Gallas (2011) e os hábitos da mente de Hetland (2013). Ao abraçar o potencial a/r/tográfico dentro de um contexto de pesquisa de esporte e exercício, este artigo ilustra como a ferramenta RAIT foi desenvolvida e depois testada para cultivar compreensões transformadoras e interpretação da cultura da natação através de um proocesso de desenvolvimento relacional e criativo.