Descrição
This study presents the results from a research held at State School Bento XVI, in the prison Doutor Edvaldo Gomes in Petrolina - PE. The activity constituted a requisite to conclude the Pedagogy course in Pernambuco University – Campus Petrolina. The research aimed to analyze teaching proposals in the mentioned institution, whether they were in accordance to the National Curricular Guidelines regarding youngsters and adults’ education in liberty depravation inside penitentiaries. Firstly, an explanation about youngsters and adults’ education within the scope of the Brazilian in a historical perspective. Then, education as a political policy for ressocialization is approached. The conclusion is that one of the biggest obstacles for this ressocialization through education is the lack of stimulus and professional capacitation.||Neste artigo, apresentam-se os resultados de estudos realizados na Escola Estadual Bento XVI, localizada no presídio Doutor Edvaldo Gomes na cidade de Petrolina - PE. Essa atividade se constitui como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. A pesquisa teve como objetivo analisar as propostas de ensino da referida instituição, se estavam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para oferta de educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Primeiramente, foi feita uma explanação sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e, em seguida, no âmbito do sistema prisional brasileiro em perspectiva histórica. Por fim, trata-se da educação como proposta política para a ressocialização. Conclui-se que um dos maiores entraves para que de fato aconteça a educação ressocializadora é a falta de incentivo e capacitação dos profissionais envolvidos nesse processo.