-
The screens and history teachers: audience memories of political crisis in Brasil||As telas e os professores de história: memórias de audiência sobre a crise política brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper is part of an extensive research - based on thematic oral history (ALBERTI, 2005) and on map of mediations (BARBERO, 2001) approaching the trajectories of the television audience of a history teachers group whose generation (SIRINELLI, 2006) lived the time of popularization of television in the country. The interviews were carried out during the years 2015-2016, in a troubled context marked by serious political crisis that triggered the parliamentary coup through which President Dilma Rousseff has officially been impeached. The selection performed for this study encompasses the audience memories from this most recent reception, in which the present time when this political crisis took place was immediately experienced as history through news of the mainstream media and in particular through television screens. The teachers were approached in this study as belonging to a qualified group of media appropriation (OROZCO, 2014) in a universe where agents share their professional habitus(BOURDIEU,1990).In narrative analysis, the cultural character of group reception became evident, in particular through the evaluation of historical knowledge as a science. Memories marked by a dense and challenging temporal sense were emphasized, in a quest for intelligibility despite massification, immediacy and ephemerality of news. In recollection process, subjective experiences followed a constant criticism of dominant elements associated with television news, mainly the aspects oriented towards cognitive (veracity) and ethical (exemption) perspective.||Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla - baseada na história oral temática (ALBERTI, 2005) e no mapeamento de assistência (BARBERO, 2001) - sobre as trajetórias da audiência televisiva de um grupo de professores de história, cuja geração (SIRINELLI, 2006) acompanhou a popularização da televisão no país. As entrevistas foram realizadas entre os anos de 2015/2016, num conturbado contexto, tangenciado por uma grave crise política que desembocou no golpe parlamentar que depôs a presidente Dilma Rousseff. O recorte desse trabalho contempla as memórias de audiência dessa recepção mais recente, em que o tempo presente dessa crise política era imediatamente vivenciado como história através dos noticiários da grande mídia e, em particular, pelas telas da televisão. Os professores foram abordados na pesquisa como pertencentes a um grupo qualificado de apropriação midiática (Orozco, 2014) a partir do universo de compartilhamento de seu habitus profissional (BOURDIEU,1990). Na análise das narrativas ficou evidente o caráter culturalizado da recepção do grupo, em especial, pelo crivo formativo do conhecimento histórico como ciência. Sobressaíram-se nesta direção, memórias marcadas pelo domínio de um sentido temporal denso e problematizador, num nítido exercício de busca por inteligibilidade frente à massificação, a imediatez e a efemeridade das notícias. Nas rememorações, as experiências subjetivas seguiram ao lado de uma reiterada crítica a elementos dominantes próprios do discurso telejornalístico, em particular, aqueles voltados para a sua perspectiva cognitiva (veracidade) e ética (isenção).
ISSN
1982-2766
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor
Palha, Cássia
Data
31 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/41095 | 10.5433/2237-9126.2020v14n26p7
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Domínios da Imagem | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Domínios da Imagem; v. 14, n. 26 (2020); 7-32 | 2237-9126 | 1982-2766
Assuntos
History | Television; Audience memories; History teachers; Political crisis. | História; História Moderna e Contemporânea | Televisão; Memórias de audiência; Professores de históri; Crise política
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion