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The search for the distinctively human good ”“ Ethica Eudemia 1217a18-40||A busca do bem distintivo do homem – Ethica Eudemia 1217a18-40
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Metadados
Descrição
The paper studies the discussion about human good in Eudemian Ethics I.7. It is particularly concerned with the existence, in the text, of two characteristics of the human good: its peculiarity, on the one hand, which consists not only in the qualification ‘human’ (anthropinon), but also in the assignment of this good to the domain of action (the activity that distinguishes humans from other beings), and, on the other hand, the fact that it belongs to a spectrum containing the goods of other beings, like god and the remaining living beings. Divinity works as the standard for the distinction between eudaimonic goods ”“ belonging to beings whose nature implies participation in the divine (humans, for example) ”“ and non-eudaimonic goods that belong to those beings deprived of such participation. Resorting to other passages from the Eudemian Ethics, as well as other texts from the corpus, the paper defends that the two characteristics of the human good presented in EE I.7 foreshadow an important difference between the two Aristotelian treatises on eudaimonia: whereas the Nicomachean Ethics emphasizes contemplation as the activity through which humans participate in the divine, the Eudemian Ethics stresses virtuous actions as a human activity related to the divine.||O artigo examina a discussão a respeito do bem humano no capítulo VII do primeiro livro da Ética Eudêmia. Interessa em particular a coexistência, no texto, de duas características do bem humano: a sua peculiaridade, de um lado, que reside não apenas no qualificativo ‘humano’ (anthropinon), mas também na atribuição desse bem ao domínio das ações (a atividade que distingue os humanos dos demais entes), e, de outro lado, a sua inserção em uma escala contendo os bens característicos de outros entes, como deus e os demais entes animados. A divindade opera como critério da distinção entre bens eudaimônicos - pertencentes aos entes cuja natureza implica participação no divino, entre eles o humano ”“ e bens não eudaimônicos, característicos dos entes desprovidos dessa participação. Recorrendo a outras passagens da própria Ética Eudêmia, bem como de outros textos do corpus, o artigo defende que as duas características do bem humano apresentado em EE I.7 prenunciam uma importante diferença entre os dois tratados de Aristóteles sobre a eudaimonia: enquanto a Ética a Nicômaco enfatiza a contemplação como atividade que manifesta a participação do homem no divino, a Ética Eudêmia põe em relevo as ações virtuosas como atividade humana relacionada ao divino.||O artigo examina a discussão a respeito do bem humano no capítulo VII do primeiro livro da Ética Eudêmia. Interessa em particular a coexistência, no texto, de duas características do bem humano: a sua peculiaridade, de um lado, que reside não apenas no qualificativo ‘humano’ (anthropinon), mas também na atribuição desse bem ao domínio das ações (a atividade que distingue os humanos dos demais entes), e, de outro lado, a sua inserção em uma escala contendo os bens característicos de outros entes, como deus e os demais entes animados. A divindade opera como critério da distinção entre bens eudaimônicos - pertencentes aos entes cuja natureza implica participação no divino, entre eles o humano ”“ e bens não eudaimônicos, característicos dos entes desprovidos dessa participação. Recorrendo a outras passagens da própria Ética Eudêmia, bem como de outros textos do corpus, o artigo defende que as duas características do bem humano apresentado em EE I.7 prenunciam uma importante diferença entre os dois tratados de Aristóteles sobre a eudaimonia: enquanto a Ética a Nicômaco enfatiza a contemplação como atividade que manifesta a participação do homem no divino, a Ética Eudêmia põe em relevo as ações virtuosas como atividade humana relacionada ao divino.||O artigo examina a discussão a respeito do bem humano no capítulo VII do primeiro livro da Ética Eudêmia. Interessa em particular a coexistência, no texto, de duas características do bem humano: a sua peculiaridade, de um lado, que reside não apenas no qualificativo ‘humano’ (anthropinon), mas também na atribuição desse bem ao domínio das ações (a atividade que distingue os humanos dos demais entes), e, de outro lado, a sua inserção em uma escala contendo os bens característicos de outros entes, como deus e os demais entes animados. A divindade opera como critério da distinção entre bens eudaimônicos - pertencentes aos entes cuja natureza implica participação no divino, entre eles o humano ”“ e bens não eudaimônicos, característicos dos entes desprovidos dessa participação. Recorrendo a outras passagens da própria Ética Eudêmia, bem como de outros textos do corpus, o artigo defende que as duas características do bem humano apresentado em EE I.7 prenunciam uma importante diferença entre os dois tratados de Aristóteles sobre a eudaimonia: enquanto a Ética a Nicômaco enfatiza a contemplação como atividade que manifesta a participação do homem no divino, a Ética Eudêmia põe em relevo as ações virtuosas como atividade humana relacionada ao divino.||O artigo examina a discussão a respeito do bem humano no capítulo VII do primeiro livro da Ética Eudêmia. Interessa em particular a coexistência, no texto, de duas características do bem humano: a sua peculiaridade, de um lado, que reside não apenas no qualificativo ‘humano’ (anthropinon), mas também na atribuição desse bem ao domínio das ações (a atividade que distingue os humanos dos demais entes), e, de outro lado, a sua inserção em uma escala contendo os bens característicos de outros entes, como deus e os demais entes animados. A divindade opera como critério da distinção entre bens eudaimônicos - pertencentes aos entes cuja natureza implica participação no divino, entre eles o humano ”“ e bens não eudaimônicos, característicos dos entes desprovidos dessa participação. Recorrendo a outras passagens da própria Ética Eudêmia, bem como de outros textos do corpus, o artigo defende que as duas características do bem humano apresentado em EE I.7 prenunciam uma importante diferença entre os dois tratados de Aristóteles sobre a eudaimonia: enquanto a Ética a Nicômaco enfatiza a contemplação como atividade que manifesta a participação do homem no divino, a Ética Eudêmia põe em relevo as ações virtuosas como atividade humana relacionada ao divino.
ISSN
2179-4960
Autor
Sousa, André Luiz Cruz
Data
2 de maio de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/3875 | 10.14195/1984-249X_20_11
Idioma
Fonte
Revista Archai; No. 20 (2017): Revista Archai nº20 (Maio, 2017); 289 | Archai Journal; n. 20 (2017): Revista Archai nº20 (Maio, 2017); 289 | 1984-249X | 2179-4960
Assuntos
Ética Eudêmia | Eudaimonia | Bem humano | Ação | Deus | Eudemian Ethics | Eudaimonia | Human good | Action | God
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Dossier | Dossiê