-
The simulation argument and its nutrient media||El argumento de la simulación y su caldo de cultivo||O argumento da simulação e seu caldo de cultura
- Voltar
Metadados
Descrição
This work aims to revisit Nick Bostrom’s simulation argument (2003), under an intermedial perspective, to discuss some cultural sources and influences on Bostrom’s proposal. We will also consider the criticism or counter-arguments provided by other authors who have already discussed this topic. In summary, we suspect that Bostrom’s argument is so contaminated by mediascapes and the neoliberal ideology that it is difficult to confirm whether it precedes or derives from such a broth culture or nutrient media. In other words, we wonder if Bostrom’s argument have appeared as a philosophical by-product of neoliberal ideology.||Este trabajo propone una revisión del argumento de la simulación de Nick Bostrom, desde una perspectiva cultural y multimedia, con el fin de discutir posibles influencias culturales e ideológicas en el desarrollo del argumento original. También consideraremos las críticas o contraargumentos propuestos por otros autores que ya han discutido este tema. En definitiva, partimos de la hipótesis de que todo el argumento de Bostrom está tan contaminado por un "caldo de cultura" (mediático, metafísico, político y económico), que es difícil confirmar el distanciamiento que se espera de tal reflexión filosófica. En otras palabras, nos preguntamos si el argumento de Bostrom aparece como un subproducto de tal "caldo de cultura", si surge como otra manifestación superestructural a raíz del sistema de producción postindustrial de acumulación extrema de capital financiero.||Este trabalho propõe uma revisão do argumento da simulação de Nick Bostrom, sob uma perspectiva cultural e multimidiática, a fim de discutir eventuais influências culturais e ideológicas no desenvolvimento do argumento original. Também consideraremos críticas ou contra-argumentos propostos por outros autores que já discutiram esse assunto. Em suma, partimos da hipótese de que todo o argumento de Bostrom está tão contaminado por um “caldo de cultura” (midiático, metafísico, político e econômico), que é difícil confirmar o distanciamento que se espera de uma reflexão filosófica de tal monta. Em outras palavras, nos perguntamos se o argumento de Bostrom aparece como um subproduto de tal “caldo de cultura”, se surge como mais uma manifestação superestrutural na esteira do sistema de produção pós-industrial de extrema acumulação de capital financeiro.
ISSN
0103-183X
Periódico
Abrangência
Brazil; 2021 | Brasil; 2021 | Brasil; 2021
Autor
Suppía, Alfredo
Data
23 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8663774 | 10.20396/remate.v41i1.8663774
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Alfredo Suppía | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Remate de Males; Vol. 41 No. 1 (2021): Literature and aesthetics, today; 152-182 | Remate de Males; Vol. 41 Núm. 1 (2021): Literatura y estética, hoy; 152-182 | Remate de Males; v. 41 n. 1 (2021): Literatura e estética, hoje; 152-182 | 2316-5758
Assuntos
Nick Bostrom | El argumento de simulación | Cinema | O argumento da simulação | Nick Bostrom | Cinema | Nick Bostrom | The simulation argument | Movie theater
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto