-
The television’s criticism in folhetim (FSP 1977-1989): thinking TV and viewers during the redemocratization||A crítica de televisão no Folhetim (FSP 1977-1989): pensando a TV e o telespectador na redemocratização
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents analyses of the television’s criticism in the section Folhetim, published in Folha de S. Paulo, between 1977 and 1989. The recurrent discussions and topics were detected using a survey of the entire criticism published in the section, and a group of articles and images was selected as representative of these core debates. The material was articulated considering the academic and professional perspective and trajectory of the many authors analyzed, so that an historical mapping of this debate environment could be possible. The analysis of the conflicts and agreements constructed in the criticism is a way to surface their notion around the role of mass communication in that democratic process, focusing on the status of the viewer/citizen, this being the objective of the investigation. The conclusion is that the TV’s criticism disembogues into different diagnosis about the condition of the audience in front of the device and about the implications of a society permeated by images. Although Folhetim does not reach a consensus on the matter, the analysis shows how this is a crucial debate, then and now, as it is directly linked to the discussion about the place of the citizen in a country on the verge of a new democracy.||Este artigo apresenta análises da crítica televisiva do suplemento Folhetim, publicado na Folha de S. Paulo entre 1977 e 1989. As discussões e os temas mais recorrentes foram detectados por meio de um levantamento de toda a crítica publicada no caderno, e um conjunto de artigos e imagens foi selecionado como representativos destes debates centrais. O material foi articulado tendo em vista a perspectiva e a trajetória acadêmica e profissional dos diversos autores analisados, possibilitando um mapeamento histórico deste ambiente de debates. A análise das disputas e dos consensos construídos na crítica é entendida como um caminho para trazer à tona a noção que tinham sobre o papel da comunicação de massa naquele processo democrático, com foco no estatuto do telespectador/cidadão, sendo este o objetivo da investigação. A conclusão é que a crítica da TV desemboca em diferentes diagnósticos sobre a condição do espectador diante do aparelho e sobre as implicações de uma sociedade permeada por imagens. Embora o Folhetim não atinja um consenso em torno da questão, a análise deixa claro como este é um debate crucial, tanto na época como hoje, na medida em que está diretamente ligado à discussão sobre o lugar do cidadão em um país que se redemocratiza.
ISSN
1982-2766
Periódico
Autor
Freitas, Raíssa Haydê Koshiyama de
Data
31 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/41096 | 10.5433/2237-9126.2020v14n26p171
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Domínios da Imagem | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Domínios da Imagem; v. 14, n. 26 (2020); 171-199 | 2237-9126 | 1982-2766
Assuntos
History | Television; Journalism; Television – History and criticism; Television viewers. | História | Televisão; Jornalismo; Televisão – História e crítica; Telespectadores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion