-
The Three Strands: establishment of a methodological tripod for artistic creation process||Das Três Vertentes: instauração de um tripé metodológico para processos de criação artística
- Voltar
Metadados
Descrição
The present article, highlights the visual experience as a paradigm in the research process of the history of art, which will converge in contemporary times into a self-consciousness of the artist himself, in which he himself begins to make a philosophy from his own work. From this point, we proposed the creation of a methodological tripod, called the Three strands methods, applied to the teaching of Visual Poetics in a university environment, being consolidated from a design that elucidates the relation "object-subject-means". To this end, explore an interaction between theories that involve artistic doing, the concept of knowledge and a physical science, with regard to the understanding of gravitational field and lines of force.||O presente artigo, destaca a experiência visual como paradigma no processo de pensamento da história da arte, que confluirá, na contemporaneidade, em uma autoconsciência do próprio artista, em que ele mesmo passará a fazer filosofia a partir de sua obra. Desse viés, propôs-se a criação de um tripé metodológico, denominado Método das três Vertentes, aplicado ao ensino das Poéticas Visuais em meio universitário, sendo consolidado a partir de um design que elucida a relação “objeto-sujeito-meio”. Para esse fim, explorou-se a interação entre teorias que envolvem o fazer artístico, o conceito de conhecimento e a ciência física, no que diz respeito ao entendimento de campo gravitacional e linhas de força.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Marcillene Ladeira, Grupo de Pesquisa MAMETO, PPGAV-EBA-UFBA
Autor
Ladeira, Marcillene
Data
28 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75003 | 10.22456/2357-9854.75003
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75003/46146 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/75003/40831 | /*ref*/AITA, Virginia. Introdução e entrevista concedida por Arthur C. Danto a Virginia Aita (fevereiro de 2006). Disponível em: Acesso em: 4 dez. 2014. | /*ref*/DANTO, Arthur C. Crítica de arte após o fim da arte. Tradução de Miguel Gally et al. Revista de Estética e Semiotica, Brasília, v. 3, n. 1, p. 82-98 jan./jun. 2013. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010 (2ª edição) | /*ref*/FEYNMAN, Richard P.; LEIGHTON, Robert B.; SANDS, Matthew. Feynman Lições de Física. v. I. Editora bookman, 2009. | /*ref*/LADEIRA, Marcillene. Reflexões metodológicas sobre processos de criação artística: relatos de experiência. In: XI Colóquio Franco brasileiro de Estética – Paris, Retina 8 e PPGAV/EBA/UFBA, out. 2014. Salvador, Bahia, 2014. | /*ref*/LADEIRA, Marcillene. Campo das Vertentes: uma coleta pictórica. 2015, 175 f. Dissertação. (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015. | /*ref*/MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014. | /*ref*/PETRIN, Natália. Campo Gravitacional. Estudo Prático. Disponível em:< http://www.estudopratico.com.br/campo-gravitacional/. Acesso em: 5 dez. 2014. | /*ref*/PILLAR, Analice Dutra. Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS/ANPAP, 1993. p. 77-86. | /*ref*/SALLES. Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. SP: Annablume, 1998. | /*ref*/SALLES. Cecília Almeida. Redes de Criação: construção da obra de arte. SP: Horizonte, 2006. | /*ref*/SANTOS NETO, Isaias de Carvalho. Pesquisa: aventura entre métodos e mitos. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA/UFBA. Salvador: EDUFBA, n. 2, 2004. | /*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. | /*ref*/VINICIUS, Marcelo. A filosofia da arte. Entrevista com Arthur Danto. Revista The Nation, publicação eletrônica, 18 de agosto de 2005. Novos estud. CEBRAP nº.73. São Paulo, nov. 2005. Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2017. | /*ref*/WANNER, Maria Celeste A. Paisagens Sígnicas. Salvador: EDUFBA, 2010. | /*ref*/TESSLER; Elida; BRITES, Blanca (Orgs.). O meio como ponto zero. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002. | /*ref*/WILSON, S. Arte como Pesquisa. In: LEAO (Org.). O Chip e o caleidoscópio. São Paulo: Senac. 2005. | /*ref*/ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 3 (2017): Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais | Revista GEARTE; v. 4, n. 3 (2017): Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais | 2357-9854
Assuntos
Research in visual poetics. Visual culture. Teaching methodology. | Artes Visuais; Educação | Pesquisa em poéticas visuais. Cultura visual. Metodologia de ensino.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion