-
The Ubiquitous Museum
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper is concerned with the fluidity of spac - es, material/intangible, of cultural experimenta - tion with the aim of interrogating histories, re - searching presents, imagining futures. A moving constellation of imaginary museums elaborates a “multi-sited ethnography” in order to multiply and connect a constellation of potential objects/ subjects, focusing and performing ubiquitous spac - es and kairos temporalities. Methodologically, the paper follows George Marcus’s notion of multisited ethnography that he defines as “a possible experimentation with multi-locale ethnographies which would explore two or more locales and show their interconnections over time and simul - taneously” (1995). It will connect anthropology, the arts and architecture including the work of the Anglo-Iranian architect Zaha Hadid, the Brazil - ian artist Nele Azevedo and the Bororo profes - sor Kleber Meritororeu. The Ubiquitous Museum will try theoretically to accomplish such a multisited project, drawing on Edward Said’s exile experience that configures “nonessentialist forms of cultural politics” (2006). Additionally, in discussing the concept of Transmuseum or Imaginary Muse - um Constellation, the paper will present notions such as astonished methodology, anthropological compositions, ubiquitous subjectivities.||Este artigo enfoca a fluidez dos espaços, materiais/intangíveis, da experimentação cultural com o objetivo de indagar sobre histórias, pesquisar presentes, imaginar futuros. Uma constelação em movimento de museus imaginários elabora uma “etnografia multilocalizada” para multiplicar e conectar uma constelação de objetos/sujeitos potenciais, enfocando e realizando espaços onipresentes e temporalidades oportunas. Do ponto de vista metodológico, o artigo adota a noção de George Marcus da etnografia multilocalizada que ele define como “uma possível experimentação com etnografias em vários locais que exploraria dois ou mais deles e mostraria suas interconexões ao longo do tempo e simultaneamente” (1995). Ela conectará a antropologia, a arte e a arquitetura, incluindo o trabalho do arquiteto anglo-iraniano Zaha Hadid, da artista brasileira Néle Azevedo e do professor da língua dos índios bororós Kleber Meritororeu. O Museu Onipresente tentará teoricamente executar tal projeto multilocalizado, valendo-se da experiência no exílio de Edward Said que configura “formas não essenciais da política cultural” (2006). Além disso, ao discutir o conceito de Transmuseu ou Constelação de Museus Imaginários, o artigo apresentará noções tais como metodologia espantada, composições antropológicas, subjetividades onipresentes.
ISSN
2238-5436
Autor
Canevacci, Massimo
Data
3 de novembro de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16777 | 10.26512/museologia.v4i7.16777
Idioma
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 4 n. 7 (2015); 130-150 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v4i7
Assuntos
Museu Onipresente | Transmuseu | Constelação de Museus Imaginários | Etnografia multilocalizada | Sub - jetividades onipresentes | Ubiquitous Museum | Transmuseum | Imaginary Museum Constellation | Multi-sited ethnography | Ubiquitous subjectivities
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion