Descrição
O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias nas últimas eleições brasileiras a partir dos resultados de nossa pesquisa empírica sobre o emprego da Internet pelos 406 candidatos aos governos dos estados e ao Senado nas eleições de outubro de 2010. Os resultados apontam para um padrão de uso da web diferente do ocorrido nas eleições anteriores, com duas características básicas: 1) atenuação do digital divide entre os candidatos de diferentes regiões do país e tendência à “normalização” do uso da Internet entre os candidatos; 2) ampla difusão do uso das chamadas “mídias sociais” pelos candidatos, com Twitter, Facebook e postagens de vídeos no YouTube substituindo mecanismos tradicionais de interação on-line, tais como blogs, fóruns e chats.||This article seeks to reflect on the use of new technologies in the latest Brazilian elections based on the results of our empirical research on internet use by the 406 senate and gubernatorial candidates of the elections of October 2010. The results reveal a pattern of web use different from what was seen in previous elections. The two basic characteristics are: 1) reduction of the “digital divide” between candidates of different regions of the country and a tendency to “normalization” of internet use among the candidates; 2) wide dissemination of the use of the so-called “social media” by the candidates, such as Twitter, Facebook and video postings on Youtube, which replaced the traditional online interaction mechanisms such as blogs, forums and chat rooms.