-
The Victor Civita Foundation and the network ofpublic and private entities in education||LA Fundação Victor Civita e a rede de instituciones públicas y privadas en educación||A Fundação Victor Civita e a rede de entidades públicas e privadas na educação
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, we made a study about the articulation of several private and public entities with the Victor Civita Foundation, which are expressed through the analysis of the Educational Studies & Research Editorials. The objective is to analyze the relationship between private entities and the Victor Civita Foundation in the educational field. We used the foundations of dialectical historical materialism as a theoretical and methodological basis according to Kosik (1976) and Kopnin (1993). We defend the thesis of the existence of a network of private entities that articulate themselves to the Victor Civita Foundation through research editorials, in order to make studies that ratify the content of the Brazilian elite organic project of domination, which aims at the maintenance of existing inequalities. We found, through the analysis of tensions and contradictions, that the Victor Civita Foundation, in articulation with a network composed mainly of private entities − in addition to universities, research groups, and municipal and state education departments −, operate in education with the objective of strengthening the private education project and exacerbating inequalities.||En este artículo, se realiza un estudio a cerca de la articulación entre diversas instituciones privadas y públicas con la Fundación Victor Civita, que son expresas a través del análisis de los Editoriales de Estudios y Investigaciones Educativas. Se tiene como objetivo analizar la relación existente entre las instituciones privadas y la Fundación Victor Civita en el ámbito educativo. Se utilizan los fundamentos del materialismo histórico dialéctico, según Kosik (1976) y Kopnin (1993). Se defiende la tesis de la existencia de una red de instituciones privadas que se articulan con la Fundación Victor Civita por intermedio de los editoriales de investigación, bajo la intención de viabilizar estudios que ratifiquen el contenido del proyecto orgánico de dominación de la élite brasileña que tiene como objetivo el mantenimiento de las desigualdades existentes. Se constató, mediante el análisis de las tensiones y contradicciones, que la Fundación Victor Civita, en articulación con una red compuesta principalmente por entidades privadas – además de universidades, grupos de investigación y departamentos de educación municipales y estatales –, opera en la educación con el objetivo de fortalecer el proyecto de educación privada y exacerbar las desigualdades.||Neste artigo, realiza-se um estudo sobre a articulação de diversas entidades privadas e públicas com a Fundação Victor Civita, que são expressas através da análise dos Editoriais de Estudos & Pesquisas Educacionais. Objetiva-se analisar a relação existente entre as entidades privadas e a Fundação Victor Civita no âmbito educacional. Utiliza-se os fundamentos do materialismo histórico dialético, segundo Kosik (1976) e Kopnin (1993). Defende-se a tese da existência de uma rede de entidades privadas que se articulam à Fundação Victor Civita por intermédio dos editoriais de pesquisa, a fim de viabilizar estudos que ratificam o conteúdo do projeto orgânico de dominação da elite brasileira, o qual visa à manutenção das desigualdades existentes. Constatou-se, mediante as análises das tensões e contradições, que a Fundação Victor Civita, em articulação com uma rede composta, principalmente, por entidades privadas − além de universidades, grupos de pesquisa e secretarias de educação municipais e estaduais − que atuam na educação com o objetivo de fortalecer o projeto privatista de educação e agudizar as desigualdades.
ISSN
1981-1802
Periódico
Autor
de Sousa, Cristiane Lopes | Araujo, Ronaldo Marcos de Lima
Data
10 de fevereiro de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/23300 | 10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23300
Idioma
Fonte
Revista Educação em Questão; v. 59 n. 59 (2021): jan./mar. 2021 | 1981-1802 | 0102-7735 | 10.21680/1981-1802.2021v59n59
Assuntos
Victor Civita Foundation. Public-private Relationship. Brazilian Entrepreneurs. Education. | Fundação Victor Civita. Relación público-privada. Empresariado Brasileño. Educación. | Fundação Victor Civita. Relação público-privada. Empresariado Brasileiro. Educação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion