Descrição
The present study it considers a reflection on the social and historical appropriations of the heathenism, especially wicca, having as main sources the films O homem de palha (1973) and O sacrifício (2006), collated with some books that had originated this magician-religious phenomenon. We look for to demonstrate that wicca moved of sensible for the societies in which was inserted, of years 1960 until today. Moreover, also we search to reflect the relation of the cinema as half of propagation and imaginary interpretation of History, establishing stereotypes and imaginary appropriations on religion.
||O presente estudo propõe uma reflexão acerca das apropriações sociais e históricas do neo-paganismo, especialmente a wicca, tendo como principais fontes os filmes O homem de palha (1973) e O Sacrifício (2006), confrontados com algumas obras literárias que originaram este fenômeno mágico-religioso. Procuramos demonstrar que a wicca mudou de sentido para as sociedades na qual estava inserida, dos anos 1960 até hoje. Além disso, também buscamos refletir a relação do cinema como meio de propagação e interpretação da História, estabelecendo estereótipos e apropriações imaginárias sobre religião.