-
Theatrical transgenders: practices of freedom in the Brazilian scene||Transgéneros teatrales: prácticas de libertad en la escena brasileña||Transgêneros teatrais: práticas de liberdade na cena brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente ensaio busca analisar na produção teatral contemporânea brasileira estratégias cênicas e discursivas que descortinem, conforme Adrienne Rich, a “via da heterossexualidade compulsória”. Sendo assim, o propósito aqui é observar certas confluências temático-formais entre os respectivos debates a respeito dos estudos de gêneros artísticos e sexuais. O intuito é menos o de classificar do que o de revelar diferenças, a partir de um exercício instável de justaposição, entre as práticas teatrais brasileiras e alguns enquadramentos teóricos encontrados no âmbito dos estudos de gênero e sexualidade. Como pano de fundo residem as seguintes questões: em que medida tais estudos podem revelar um novo olhar sobre as teorias do teatro? O questionamento dos sistemas normativos de gênero e sexualidade equivalem às desconfianças quanto às taxonomias artísticas?
Palavras-chave: Teatro Contemporâneo Brasileiro, Estudos Queer, Teatro Queer, Transfobia.||This essay analyzes scenic and discursive strategies in the Brazilian contemporary theater that reveal, according to Adrienne Rich, the “path of compulsory heterosexuality”. The purpose is to observe certain thematic-formal confluences between the respective debates regarding studies of artistic and sexual genres. The intention is not classifying but revealing differences, based on an unstable exercise of juxtaposition between Brazilian theatrical practices and some theoretical frameworks found in queer and feminist studies. The following questions constitute the theoretical background: to what extent can such studies reveal a new approach on theater theories? Is the questioning of normative gender and sexuality systems equivalent to suspicions about artistic taxonomies?
Keywords: Brazilian Contemporary Theater, Queer Studies, Queer Theater, Transphobia.||El presente ensayo busca analizar en la producción teatral contemporánea brasileña estrategias escénicas y discursivas que desnuden, según Adrienne Rich, la “vía de la heterosexualidad obligatoria”. Siendo así, el propósito aquí es observar ciertas confluencias temático-formales entre los respectivos debates acerca de los estudios de los géneros artísticos y sexuales. La intención es menos el de clasificar que el de revelar las diferencias, a partir de un ejercicio inestable de yuxtaposición entre las prácticas teatrales brasileñas y algunos marcos teóricos encontrados en el ámbito de los estudios de género y sexualidad. Como telón de fondo, residen las siguientes cuestiones: ¿en qué medida tales estudios pueden revelar una nueva mirada a las teorías del teatro? ¿El cuestionamiento de los sistemas normativos de género y sexualidad equivalen a las desconfianzas en cuanto a las taxonomías artísticas?
Palabras clave: Teatro Contemporáneo Brasileño, Queer Studies, Teatro Queer, Transfobia.
ISSN
2238-3999
Periódico
Autor
Friques, Manoel Silvestre
Data
25 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/143872 | 10.11606/issn.2238-3999.v8i1p41-97
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Aspas
Fonte
Revue aSPAs; Vol. 8 No 1 (2018): GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: IDENTIDADE, DIFERENÇA E CLASSE; 41-97 | Revista Aspas; v. 8 n. 1 (2018): GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: IDENTIDADE, DIFERENÇA E CLASSE; 41-97 | Revista aSPAs; Vol. 8 Núm. 1 (2018): GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: IDENTIDADE, DIFERENÇA E CLASSE; 41-97 | 2238-3999
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion