-
These rockers don´t like: taste as performance and music fans at Facebook fanpage United Against Rock||Ese roquero no gusta: performance del gusto y fans de música en el Unidos contra o Rock de Facebook||Esses roquero não curte: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook
- Voltar
Metadados
Descrição
The present paper explores the debate about taste and its manifestations in social network websites. We discuss the notion of taste as performance (Hennion, 2007, 2010) working as an experiential relation between subjects, music and the materiality of technologies. Based on the contextualization of discussions about taste and music fans, we describe and characterize some empirical shapes/ways of these manifestations, setting/using facebook Brazilian fanpage "Unidos Contra o Rock" (United Against Rock) as an example. Amongst initial observations we highlight the amalgam between symbolic disputes and social distinctions (Bourdieu, 2008) in the clash dividing music genres such as rock and funk carioca; elements of subcultural capital (Thornton, 1996) and sociability, sometimes ludic or combative between fans, antifans, haters and trolls. Such aspects form different manners of creating a performance of musical taste, acting in the mediations between listening and musical genres in the context of contemporary culture.||El presente artículo trata sobre el debate en torno al gusto y sus manifestaciones en las redes sociales. Discutimos la noción de performance del gusto (Hennion, 2007; 2010) como una relación experimental entre sujetos, música y las materialidades de la tecnología. A partir de la contextualización de las discusiones sobre el gusto y los fans de música, describimos y caracterizamos de forma exploratoria algunas formas empíricas de esas manifestaciones, tomando como ejemplo la fanpage Unidos contra o Rock de Facebook. Entre las observaciones iniciales destacamos una amalgama entre las disputas simbólicas y las distinciones sociales (Bourdieu, 2008) en la oposición entre los géneros rock y funk carioca; los elementos de capital subcultural (Thornton, 1996) y la sociabilidad tanto lúdica como combativa de fans, antifans, haters y trolls. Tales aspectos constituyen modos de performatización del gusto musical actuando en las mediaciones entre la escucha y los géneros musicales en el contexto de la cultura contemporánea.||O presente artigo trata do debate sobre o gosto e suas manifestações nos sites de redes sociais. Discutimos a noção de performance de gosto (Hennion, 2007, 2010) como uma relação experiencial entre sujeitos, música e as materialidades da tecnologias. A partir da contextualiza-ção das discussões sobre o gosto e os fãs de musica, descrevemos e caracterizamos de forma exploratória algumas formas empíricas dessas manifestações, tomando como exemplo a fanpage Unidos Contra o Rock do Facebook. Dentre as observações iniciais destacamos o amálgama entre as disputas simbólicas e distinções sociais (Bourdieu, 2008) no embate entre os gêneros rock e funk carioca; os elementos de capital subcultural (Thornton, 1996) e a sociabilidade ora lúdica ora combativa de fãs, antifãs, haters e trolls. Tais aspectos constituem modos de performatização do gosto musical atuando nas mediações entre a escuta e os gêneros musicais no contexto da cultura contem-porânea.
ISSN
1415-0549
Periódico
Autor
Amaral, Adriana | Monteiro, Camila
Data
23 de setembro de 2013
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/15130 | 10.15448/1980-3729.2013.2.15130
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 20 No. 2 (2013); 446-471 | Revista FAMECOS; Vol. 20 Núm. 2 (2013); 446-471 | Revista FAMECOS; v. 20 n. 2 (2013); 446-471 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2013.2
Assuntos
Taste Performance | Music fans | Facebook. | Taste Performance | Redes sociales | Mídia | Fãs de Música | Facebook | Redes Sociais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion