-
To thinking the horizon of art and contemporary education||Para pensar o horizonte da arte e da educação na contemporaneidade
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to discuss the relationship between the visual arts and basic education, taking into account the emergence of new ways of inhabiting schools, such as those that have arisen from occupations in public schools by students in Brazil since 2015. It is believed that both art and education, understood as expanded and open fields of thought, can mutually learn other ways of facing the urgent needs of our time as regards basic education in Brazil, with special attention to the visual arts in this context. For the proposed discussion, we have taken as theoretical interlocutors philosophers such as Michel Foucault, Giorgio Agamben and Jacques Rancière, among others, raising questions about the form of art which has been taken to schools and what kind of artistic experience has been developed in them. We understand that schools today require ways to act and to conduct oneself within the visual arts that meet what currently takes place in the common experience shared by their inhabitants.||Este artigo pretende problematizar a relação entre as artes visuais e a educação básica, levando em conta a emergência de novos modos de habitar a escola, como os surgidos a partir de ocupações em escolas públicas por estudantes no Brasil desde o ano de 2015. Acredita-se que tanto a arte quanto a educação, compreendidas como campos expandidos e abertos de pensamento, podem aprender mutuamente outros modos de enfrentar as urgências de nosso tempo em relação à educação básica em território brasileiro, com atenção especial às artes visuais nesse contexto. Para a discussão proposta, tomamos como interlocutores teóricos filósofos como Michel Foucault, Giorgio Agamben e Jaques Rancière, entre outros, interrogando sobre a arte que se tem levado para a escola e sobre a experiência com as artes visuais que lá se tem desenvolvido. Entendemos que a escola de hoje exige modos de agir e de se conduzir as artes visuais que atendam ao que se passa no presente da existência comum e partilhada entre os seus habitantes.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal do Rio Grande do Sul | CNPq
Autor
Capra, Carmen Lúcia | Momoli, Daniel Bruno | Loponte, Luciana Gruppelli
Data
31 de agosto de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/65911 | 10.22456/2357-9854.65911
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/65911/38577 | /*ref*/AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. | /*ref*/______. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. | /*ref*/BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009. | /*ref*/EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J. BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. P.173-188 | /*ref*/FAVARETTO, Celso Fernando. Arte contemporânea e educação. Revista Iberoamericana de Educación, n. 53, 2010. P. 225-235. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: Ditos & Escritos, volume II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 335-351. | /*ref*/______. Poder e Saber. In: ______. Ditos & Escritos, volume IV: Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. | /*ref*/HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí, RS: Unijuí, 2010. | /*ref*/JÓDAR, Francisco, GÓMEZ, Lucia. Experimentar o presente: sobre a conformação de novas identidades. Educação & Realidade, vol. 29, nº1, jan/jun. 2004. P. 139-153. | /*ref*/LADDAGA, Reinaldo. Estética da Emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2012. | /*ref*/LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte para a docência: estética e criação na formação docente. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 21, nº25, mar. 2013. P. 1-22. | /*ref*/MARTINS, Mirian Celeste. Arte, só nas aulas de Arte? Educação, vol. 34, nº3, set./dez. 2011. P. 311-315. | /*ref*/MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. | /*ref*/PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para Entender a Experiência Estética. Revista Lusófona de Educação, n.18, 2011. P.111-124. | /*ref*/RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental; Editora 34, 2009. | /*ref*/______. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. | /*ref*/RICHTER, Ivone Mendes. Histórico da FAEB: uma perspectiva pessoal. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. P. 323-334. | /*ref*/SKLIAR, Carlos. Desobedecer a Linguagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. | /*ref*/TRAVERSINI, Clarice Salete. O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim. Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: ULBRA, 2012. p.173-186. | /*ref*/TOURINHO, Irene. Transformações no ensino da arte: algumas questões para reflexão conjunta. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003. P.27-34.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 2 (2016): Artes Visuais na Educação Básica | Revista GEARTE; v. 3, n. 2 (2016): Artes Visuais na Educação Básica | 2357-9854
Assuntos
Art. Education. School. Aesthetic atitude. Policy. | Artes Visuais; Educação | Arte. Educação. Escola. Atitude estética. Política.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion