Descrição
Abstract: This work presents a discussion about how advertising has appropriated the expressions of the so-called "Geração Tombamento", a Brazilian social movement that relies on the valorization of aesthetics of Black people as a political act. The objective is to initiate a reflection on how these expressions inserted in ads, such as counterintuitive ads, can contribute to the displacement of negative traditional stereotypes associated with Brazilian black people, contributing to empowerment. The methodology is configured as an exploratory research, which is based on the bibliographic research and analysis of Brazilian advertisements.||Este trabalho apresenta uma discussão sobre como a publicidade tem se apropriado das expressões da chamada “geração tombamento”, esta entendida como um movimento que se apoia na valorização da estética como ato político. O objetivo é introduzir uma reflexão acerca do modo como as expressões desse movimento estão sendo inseridas em narrativas publicitárias, como os anúncios contraintuitivos, colaborando para o deslocamento de estereótipos tradicionais negativos associados aos negros e negras brasileiros, contribuindo para o empoderamento social. A metodologia utilizada neste trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, a qual atende um levantamento bibliográfico com exemplificações de anúncios brasileiros.