-
Towards the ‘secondary worlds’ in Henze’s opera Elegy for Young Lovers||Towards the ‘secondary worlds’ in Henze’s opera Elegy for Young Lovers
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem por objetivo traçar as orígens dramático-musicais da ópera em três atos Elegy for Young Lovers (1961), com música do compositor alemão Hans Werner Henze e libretto de Audren e Kallman. Através da pesquisa de fontes literárias e teóricas sobre esta obra, com ênfase nos escritos dos próprios autores, foi examinada a existência de recursos extrínsecos que contribuíram para a constituição da estrutura dramática interna. Estes recursos se tratam, por um lado, de influências culturais que interagiram na construção da identidade artística da obra e, por outro lado, de convenções emprestadas de outras tradições, tais como os topos do repertório lírico, os conceitos de mundos primários e secundários da literatura de ficção, possíveis referências a personalidades conhecidas, as quais serviram de inspiração para a caracterização de personagens. Verificou-se que recursos extrínsecos, além de contribuirem para os processos de dramatização na opera, também desempenham um papel importante na elaboração de um discurso didático subjacente. ||This article attempts to trace the dramatic- musical origins of the opera in three acts Elegy for Young Lovers (1961), with music by the German composer Hans Werner Henze and libretto by Auden and Kallman. By researching literary and theoretical sources on this work, with emphasis on the authors’ own writings, it was examined the extrinsic resources that contributed to the constitution of the internal dramatic structure. These resources are, on the one hand, cultural influences that interacted in the construction of the artistic identity ofthe work and, on the other hand, conventions borrowed from other traditions, such as the topics of the lyrical repertoire, the concepts of primary and secondary worlds of fiction literature, and possible references to known personalities, which served as inspiration for the characterization of certain roles. It was found that extrinsic resources, besides contributing to the dramatization processes in opera, also play an important role in the elaboration of an underlying didactic discourse.
ISSN
2525-5304
Periódico
Autor
Alireti, Cinthia Pinheiro
Data
18 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17627 | 10.5965/2525530405012020209
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Orfeu | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Orfeu; v. 5 n. 1 (2020): Dossiê Poéticas da Composição Contemporânea | ORFEU; Vol. 5 No. 1 (2020): Special Issue on Poetics of Contemporary Music | 2525-5304
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion