Descrição
Este artigo procura refletir sobre as conexões, nem tão dicotômicas assim, entre os discursos legitimados socialmente como realidade e os discursos amparados na noção de espetáculo e de entretenimento, enfocando para tanto no universo dos travelogues – os filmes de viagem – muito populares entre os anos 1910 e 30, em especial no contexto norte-americano. Por um lado, os travelogues ajudaram a moldar a narrativa documentária, reafirmando certo lugar de legitimidade educativo/científico; por outro, mobilizavam um desejo de espetáculo e um fascínio para com as tecnologias de reprodutibilidade que já exercia no imaginário popular um lugar privilegiado como forma ambígua de entretenimento e conhecimento, desde o final do século XIX.||This article refects on the connections, not always so dichotomous, between socially legitimized discourses like reality and the discourses leaning on the notion of spectacle and entertainment, focusing thus on the universe of travelogues – trip movies – very popular between between 1910 and 1930, especially in the context of the United States of America. On one side, the travelogues helped to shape the documentary narrative, reafrming a certain scientifc/educational legitimacy; on another hand, they mobi- lized a desire for spectacle and fascination with media reproduction technology that already had a privileged place in the popular imagination as an ambiguous form of entertainment and knowledge since the end of the 19th century.